Acadêmicos formandos do Curso de Direito da URI (turmas 2018 Diurno e Noturno), realizaram, nos dias 02 e 03 de dezembro, uma viagem de estudos à Foz do Iguaçu, Paraná. Foi uma programação intensa de experiências e aprendizados que, certamente, marcarão a formação profissional e humana desse grupo de alunos.
A viagem, que foi acompanhada pelos professores José Plínio Rigotti, coordenador do curso, Alessandra Biasus e Vera Maria Calegari Detoni, fez parte das “Atividades Curriculares Complementares” que oportunizam aos acadêmicos vivenciarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula à prática, conhecendo os programas ambientais da Hidrelétrica de Itaipu e as Cataratas do Parque Nacional do Iguaçu.
Na interdisciplinaridade, os alunos tiveram a oportunidade de visitar empresas localizadas na Argentina e Paraguai, bem como estiveram no Marco das Três Fronteiras, vislumbrando o Direito Internacional e Direito Empresarial.
O coordenador do Curso, José Plínio Rigotti, destacou que essa é uma experiência de grande importância, enriquecendo a vida acadêmica, profissional e pessoal, com maior proximidade da realidade, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, eis que o papel da educação ambiental é, justamente, despertar nos futuros profissionais, formandos do Curso, para as questões socioambientais e mostrar que é possível ter desenvolvimento aliado às práticas de conservação ambiental, respeitando o meio ambiente e a legislação ambiental.
A iniciativa alcançou também o objetivo de demonstrar aos acadêmicos, através de vivências práticas, os conceitos aprendidos em sala de aula no que tange ao direito ambiental, direito internacional e ao direito empresarial.