Acadêmicos de Medicina da URI desenvolvem ação de conscientização sobre Dengue e Malária 

Alunos UBS São Cristovão oficina crianças

 

Acadêmicos do Curso de Medicina da URI (turma 2023) participaram, no dia 05 de junho, de um projeto de curricularização da extensão, desenvolvendo a ação: “Protegendo Vidas: Conscientização e Prevenção contra a Dengue e Malária” na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Cristóvão. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Bárbara Mocellin, Brenda Beltrame, Camila Ritta, Elian Pedreiras, Iara Marchetto, Matheus Plínio Menegaz, Monah Kautz e Tainá Loss, com orientação da professora Rozane Restello e os preceptores daquela UBS, Dr. Paulo Roberto Coffy e Enf. Cristiane Zanelatto.

A iniciativa consistiu em uma atividade com as crianças do pré B da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão e na criação de um totem que está exposto na UBS, com informações sobre sintomas e formas de prevenção das doenças, além de um QR code direcionado ao site do Ministério da Saúde para mais informações relevantes sobre cada uma delas.

A atividade com o público infantil aconteceu durante a manhã, onde os acadêmicos realizaram uma conversa com as crianças, visando a conscientização dos pequenos sobre sintomas da dengue, características do vetor e formas de prevenção. Para reforçar  os aspectos visuais do mosquito Aedes aegypti e tornar a atividade atrativa, foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde o empréstimo da fantasia do vetor para que um dos acadêmicos a utilizasse a fim de ilustrar o inseto.

Após esse momento, os acadêmicos conduziram as crianças por uma “Caça ao Foco” em objetos que foram previamente espalhados no pátio da  escola, com intuito de que as crianças identificassem na prática as possibilidades de locais de  acúmulo de água e pudessem aplicar os novos conhecimentos nas suas casas, evitando, assim, a  proliferação do mosquito Aedes Aegipty – vetor da Dengue.

Ao final da atividade, foi entregue para cada criança um Card, destinado aos seus pais ou responsáveis, com informações sobre Dengue e Malária, que também foi repassado nos grupos de WhatsApp da escola com as famílias.

Ações como essas são importantes para a disseminação de informações sobre a Dengue, uma doença prevalente na nossa região. Sobre a Malária, apesar de não ser comum em regiões subtropicais, já houve registro de caso em Erechim, evidenciando a necessidade de conhecer e prevenir a doença.

Os acadêmicos classificaram a atividade como proveitosa e importante para a formação médica, pois estimula a pesquisa e comunicação com a comunidade.

Por assessoria de comunicação