Acadêmicos de Farmácia da URI realizam visita de estudos

Vivenciar a prática do futuro profissional. Com este objetivo, os estudantes do quarto ano do Curso de Farmácia (Turma 2022) da URI Erechim, realizaram no dia 30 de abril, uma visita de estudos ao Laboratório Clínico Hospitalar e Agência Transfusional da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. A visita foi acompanhada pelos Professores Marisa Romani Paraboni e Idamir Mascarello Jr.

Mais do que consolidar a prática com os conteúdos teóricos, conhecer  um Laboratório Clínico Hospitalar e Agência Transfusional é uma experiência nova e enriquecedora. Os alunos ficam encantados com tanta tecnologia, processos organizados de acordo com os padrões e inovação. Tudo para agilizar os exames e traduzir com segurança os resultados com muita qualidade.

No laboratório de análises clínicas, os estudantes puderam ter contato com uma das mais modernas tecnologias para realização de exames de bioquímica (glicose, colesterol) com metodologia de química seca, onde poucos laboratórios do país possuem. A tecnologia totalmente randômica (vários exames e vários pacientes ao mesmo tempo), rápida, de geração mínima de resíduos e muito segura por reduzir significativamente os interferentes das amostras.

O equipamento é modular e integra também método de quimioluminescência amplificada para a realização de testes imunológicos, como doenças infecciosas (HIV, Hepatites) marcadores tumorais (PSA, CEA) e dosagens hormonais (TSH,T4 livre, bHCG). Tudo isso, com explicação aos alunos por parte dos professores e profissionais do setor. Outros equipamentos automatizados dos demais setores do laboratório também foram o ponto alto da visita.

Na agência transfusional, os estudantes foram introduzidos ao processo vital de transfusão sanguínea, como protocolos rigorosos necessários para garantir a segurança e a compatibilidade das transfusões sanguíneas. A visita, conforme os alunos, foi uma experiência relevante para ampliar o nível de conhecimento a respeito desta importante área da saúde.

Por Assessoria de Comunicação

farmáciauri