Os acadêmicos do primeiro ano do Curso de Enfermagem da URI Erechim participaram de atividades como forma de desenvolver habilidades para a prestação de socorro no suporte básico e avançado de vida, além de conhecer as condições reais e os equipamentos necessários para oferecer suporte à vida. Foi na disciplina de Enfermagem em Primeiros Socorros, ministrada pelo professor Irany Denti.
O atendimento pré-hospitalar é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida às vítimas. Pode ser básico ou avançado e visa não agravar lesões já existentes ou gerar agravos antes da chegada de equipes qualificadas como o SAMU ou a chegada ao hospital.
O grupo utilizou uma ambulância UTI equipada com macas, ventilador mecânico, desfibrilador-cardioversor, medicamentos, equipamentos de diversos tamanhos para imobilização de membros inferiores e superiores, colar cervical para imobilização de coluna cervical e prancha rígida (equipada com cinto aranha tamanho adulto, coxins e correias para imobilização).
De acordo com o professor, “foi notável o interesse dos acadêmicos em participar das situações criadas, vindo ao encontro das prerrogativas pedagógicas contemporâneas direcionadas para a inovação com a possibilidade da inclusão de todos os acadêmicos da turma na organização das ações. Também é perceptível o investimento necessário em materiais e equipamentos, além da formação de profissionais habilitados envolvidos com o Atendimento Pré-Hospitalar. Ficou evidente o nível de exigências técnicas necessárias para a prestação de socorro e o engajamento dos acadêmicos nestas atividades educativas, demonstrando criatividade e que levaram a compreensão do objeto a ser aprendido”, salientou.