Começa na terça-feira, 04 de junho, às 19h30min, no Salão de Atos da URI, a XXXI Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA), a ser desenvolvida em conjunto com o IV Seminário de Meio Ambiente de Erechim. A principal finalidade é refletir sobre os impactos da mudança climática na região e em nível global sobre estratégias de mitigação e adaptação.
O evento, de caráter gratuito, tem a coordenação das professoras Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski e Rosane Maria Restelo. A realização é da URI, Coletivo Educador do Alto Uruguai, COMPAM Erechim e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Erechim, Cavaletti Cadeiras Profissionais e Unimed Erechim.
A conferência de abertura será com Aloísio Lelis de Paula, do CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que irá falar sobre o mapeamento das áreas de alto risco de desastres nas cidades.
A programação tem andamento na quinta-feira, 06, já que na quarta-feira acontece o Fórum de Meio Ambiente. Nesse dia, às 8h30min, também no Auditório, acontecem as conferências sobre desastres climáticos e saúde humana, com Carlos Machado de Freitas, da Fiocruz; e o programa Vigidesastres no Rio Grande do Sul, no mesmo local, com Baresi Freitas Delabary, da Secretaria Estadual de Saúde.
À tarde, às 13h30min, ainda no Auditório, está prevista uma mesa redonda sobre as ações de enfrentamento aos desastres climáticos no Alto Uruguai. Estarão presentes o Prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, agora Presidente da FAMURGS; Cláudia Santin Zanchett, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde; Vagner Mânica, da Defesa Civil de Erechim; Fernanda Tacca Angonese, da Emater/Ascar/RS; e João Paulo Bezerra, do Comitê da Bacia Hidrográfica.
A SAUMA tem o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU); EMATER/ASCAR Erechim; Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN); 2° Pelotão de Polícia Ambiental; URI; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); UFFS; Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Núcleo José Albano Volkmer; UERGS; Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Erechim (SINDUSCON); Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) Inspetoria de Erechim; ACCIE; SUTRAF; e Sindicato Rural de Erechim.
Por Assessoria de Comunicação