A URI Erechim conquista mais uma vez o Selo Instituição Socialmente Responsável, dentro da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, desenvolvida há 20 anos pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior).
A distinção se deve às ações sociais realizadas pela Universidade e que fizeram a diferença no meio onde atua. As iniciativas foram efetivadas ao longo do ano por todas as áreas de conhecimento da Instituição.
Uma das grandes ações desta natureza realizada pela URI foi a campanha em prol dos atingidos pelas enchentes ocorridas em maio. A mobilização de toda comunidade acadêmica, com a adesão dos familiares de alunos, professores e funcionários da Instituição, foi fundamental para o novo reconhecimento. A iniciativa em apoio aos atingidos, que incluiu também comunidades do Alto Uruguai, arrecadou alimentos, remédios, roupas, colchões e uma série de outros artigos necessários às milhares de famílias atingidas, especialmente as da serra gaúcha. Não faltou, também, a mobilização de equipes de estudantes e professores que foram até os locais atingidos para dar a sua contribuição às comunidades que foram severamente atingidas pelas enchentes.
Além disso, os projetos de extensão desenvolvidos com idosos, entidades assistenciais, escolas municipais, por meio de palestras, workshops, treinamentos, atividades lúdicas, os milhares de atendimentos na área da saúde realizados no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), nas Unidades Básicas de Saúde de Erechim (UBSs), e no Ambulatório da Universidade junto à Fundação Hospitalar Santa Terezinha, também integraram as ações que foram reconhecidas pela ABMES.
A certificação tem validade de um ano, o que corresponde a um ciclo da campanha. Deste modo, a Universidade teve o selo conferido até outubro de 2025 comprovando a toda a comunidade que a URI Erechim se preocupa com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da população na qual está inserida.
Por Assessoria de Comunicação