A URI, por meio do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXTE-PG), promovido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Edital Conjunto 3/2024 -, realizou durante o ano, atividades para escolas de Ensino Médio dentro do projeto “Ciência para a Sociedade: a Extensão como Mediadora do Diálogo entre a Academia e Setores Sociais Não Acadêmicos”.
Este projeto de extensão da URI visa integrar o conhecimento científico dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu ao desenvolvimento social. O objetivo geral é estimular o desenvolvimento de atividades de extensão pelos Programas de Pós-Graduação da URI (respeitando a natureza e especificidades de cada programa), visando estabelecer uma ponte entre a produção de conhecimento científico e a sua contribuição para o desenvolvimento orgânico de diferentes setores sociais, assim como subsidiar ações de gestão pública e/ou privada com base em fundamentação científica.
Durante o ano de 2024, foram atendidas mais de 10 escolas públicas e privadas, de diferentes municípios, totalizando quase 400 alunos. As atividades realizadas no Programa de Extensão estavam voltadas para a área das engenharias e ciências exatas.
Para a Professora Geciane Toniazzo Backes, Coordenadora do Projeto, “a integração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) com o Ensino Médio é fundamental para aproximar os alunos dessa etapa escolar do universo acadêmico e científico, promovendo o interesse pela pesquisa e fortalecendo a formação crítica e prática dos estudantes. Ao levar atividades e conhecimentos especializados para esse público, o PPGEAL contribui para a disseminação da ciência de maneira acessível, inspirando jovens a explorarem a inovação e aplicarem soluções tecnológicas em suas comunidades. Essa iniciativa não só estimula vocações científicas e tecnológicas, mas também reforça o compromisso social da Pós-Graduação em transformar conhecimento em benefícios concretos para a sociedade.”
Por Assessoria de Comunicação