A próxima quarta-feira será decisiva para o abastecimento de água e tratamento de esgoto em Erechim

Na próxima quarta-feira (1), os olhos e ouvidos da comunidade erechinense se voltarão para Brasília, onde será decidido o futuro do abastecimento de água e tratamento do esgoto. Ou seja, mais precisamente para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), onde será julgado recurso da Corsan que suspende o edital da concessão do saneamento básico da nossa cidade.

Se o STJ derrubar o recurso da Corsan, o edital prossegue normalmente e será aberta às propostas de várias empresas para saber quem tem capacidade financeira para fornecimento de água e o tratamento do esgoto no município. Mas, se o STJ manter a decisão favorável a Corsan, o município de Erechim poderá municipalizar a água, através de uma autarquia. Com a municipalização, cai o recurso e mais adiante o município de Erechim pode fazer uma parceria Pública Privada para o saneamento básico ou, realizar uma concessão com empresas que tenham capacidade financeira para os investimentos.

Na última sexta-feira, durante o tradicional café com prefeito na Rádio Cultura, o mesmo foi questionado qual a sua expectativa quanto ao julgamento. “Eu não quero me enganar mais uma vez sobre este recurso, mas uma coisa é certa, se o STJ derrubar o recurso da Corsan, o edital continua normalmente. Mas se der ganho para a Corsan, não descarto a municipalização do abastecimento da água e o tratamento do esgoto através de uma autarquia ou, de uma empresa pública. Não dá mais para esperar e a comunidade precisa destes investimentos, para que a nossa cidade não venha ter problemas logo ali adiante com a falta de água. Até quando Rio Cravo vai conseguir suprir a demanda de Erechim?”, questionou o prefeito Paulo Polis.

Foto: Everton Sirena

destaque