A importância da reconstrução do comércio e do consumo de produtos gaúchos, diz presidente da CDL Erechim

Na manhã de terça-feira (21), a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim, Débora Lunardi, foi entrevistada pela Rádio Cultura e pelo Jornal Boa Vista, onde discutiu os desafios enfrentados pelo comércio do Rio Grande do Sul após as enchentes devastadoras e, regiões que as águas ainda não baixaram.  Débora destacou a importância de adquirir produtos locais e enfatizou a necessidade de reconstruir negócios para revitalizar a economia regional.

Ela explicou que o cenário atual é o mais desafiador desde a pandemia. “O sentimento que nós temos nesse momento é exatamente aquele sentimento da pandemia, em que a gente precisava agir, tomar atitudes sem saber quais serão as consequências ali na frente. A gente está tomando atitudes emergenciais, fazendo atendimentos emergenciais nesse momento, e claro, essa semana já com outro viés, podendo pensar um pouco em reconstrução,” disse.

Medidas emergenciais e mobilização

Segundo a presidente da CDL, as primeiras ações emergenciais focaram em suprir as necessidades imediatas como frio e fome, além de salvar vidas. Houve uma mobilização notável tanto das comunidades locais quanto de todo o Brasil em prol do Rio Grande do Sul, o que, segundo ela, é motivo de orgulho.

Reconstrução e ações segmentadas

Com a fase de atendimento emergencial em andamento, o próximo passo é a reconstrução. Lunardi ressaltou que “nós temos terra arrasada em vários locais,” referindo-se não apenas às moradias, mas também aos negócios que impulsionam a economia. Ela mencionou que a Federação Varejista do Rio Grande do Sul e as CDLs associadas estão começando a planejar a reconstrução dos pequenos e médios negócios, os quais muitas vezes não se enquadram em programas sociais, mas que precisam de apoio para recomeçar.

Ontem, foram recebidos em Erechim mais 1.100 itens para atender algumas das necessidades solicitadas pelas CDLs no Estado. Esses itens foram imediatamente encaminhados para a CDL Farroupilha. A presidente salientou a importância de ações segmentadas, onde cada entidade representativa mapeia as necessidades específicas de seus associados para construir soluções coletivas mais eficazes.

Reergue RS: estímulo ao consumo local

A campanha Reergue RS visa não só auxiliar na reconstrução dos negócios, mas também fortalecer as relações comerciais dentro do estado. Enfatizou a importância de comprar no comércio local. “Existe todo um estímulo sim para, primeiro, compre no seu comércio local, seja daqui de Erechim, região, procurar comprar na sua cidade, naquilo que está funcionando, que tem condições de atender, ou compre na sua região,” afirmou ela.

Fomentar a economia gaúcha

Adquirir produtos fabricados no Rio Grande do Sul é crucial neste momento, pois ajuda a manter as empresas operantes e auxilia na recuperação dos negócios que foram afetados pelas enchentes. Débora Lunardi concluiu dizendo: “Nós precisamos fazer a economia girar. Então, comprar produtos que são fabricados, industrializados no Rio Grande do Sul, não significa que é a única forma, mas nesse momento é o que nós precisamos fazer, para que as nossas empresas que estão em pé, as nossas empresas que conseguem fazer esse giro, possam estar auxiliando a esse comércio voltar a funcionar, a indústria voltar a funcionar, e auxiliar aqueles que não estão funcionando. É o único jeito, não tem outra forma”.

destaque