A fórmula de sucesso do Ypiranga no Gauchão 2022

Faltando cerca de dois meses e meio para o início da temporada 2023 do Campeonato Gaúcho, o Ypiranga de Erechim busca driblar as dificuldades que comumente se impõem aos times do interior para repetir o sucesso obtido em 2022, quando o clube ficou em primeiro lugar na primeira fase e alcançou a final contra o Grêmio.

Depois de se tornar vice-campeão do Rio Grande do Sul, o Ypiranga tenta utilizar a mesma fórmula que já deu certo ao adotar um modelo de dados para prospectar jogadores de qualidade.

O Canarinho, porém, não teve um bom desempenho na Série C do Campeonato Brasileiro. Com a proximidade do Gauchão, fãs do futebol gaúcho já estão colocando os resultados na abalança e apostando no sucesso ou no fracasso do Ypiranga no campeonato. outras não, você pode se prevenir, assim como o clube de Erechim, e utilizar a opção de menos risco nas apostas seguras com bet365.

 

A campanha do Ypiranga em 2022

O desempenho do Ypiranga no Gauchão 2022 foi o melhor da história do clube. Essa foi a 30ª participação do clube erechinense na competição estadual.

O Canarinho ficou em primeiro lugar na primeira fase, com 21 pontos. O Grêmio obteve a mesma quantidade de pontos, mas saiu perdendo no saldo de gols. A campanha do Ypiranga na fase inicial incluiu uma vitória de 3 a 1 sobre o Internacional no Colosso da Lagoa.

Na semifinal, o Ypiranga superou o Brasil de Pelotas por um placar agregado de 3 a 2 e avançou à final contra o Grêmio. Na partida de ida da decisão, o Tricolor prevaleceu por 1 a 0 – e novamente no jogo de volta, na Arena, por 2 a 1.

Na Série C, o Canarinho decepcionou ao ficar em décimo lugar, na metade da tabela – a duas colocações de distância de avançar para a segunda fase da terceira divisão do futebol brasileiro.

Na temporada 2020 da Série C, o clube havia conquistado o quinto lugar e, por um detalhe, não assumiu a quarta colocação – o que lhe teria garantido o acesso à Série B do Brasileirão pela primeira vez na história. A mesma colocação foi atingida no ano passado.

O fracasso em obter o acesso se deu em meio à instabilidade gerada pela perda de jogadores após a conquista do título de vice-campeão gaúcho e à reconstrução que a equipe teve que empreender com a Série C em andamento.

A estratégia do Canarinho

Esses problemas dizem respeito a um paradoxo comum aos clubes do interior. Quando constroem uma equipe eficiente que obtenha resultados surpreendentemente positivos, a tendência é que os jogadores e a equipe técnica responsáveis pelo sucesso partam para clubes maiores.

O Ypiranga tinha, em fevereiro, uma folha salarial de R$ 250 mil por mês, segundo publicou em fevereiro o site GE. Para circundar as dificuldades orçamentárias, o time de Erechim investe tempo e energia em uma detalhada análise de desempenho de atletas que atendam ao estilo de jogo capitaneado pelo técnico Luizinho Vieira. Agora, a direção já está em busca de reforços para tentar obter um bom desempenho no Gauchão 2023.

Em entrevista à GZH em março, o executivo de futebol do Ypiranga, Fárnei Coelho, disse que foram avaliados 1.200 jogadores para formar a equipe que se sagrou vice-campeã neste ano. Foram levados em conta atletas de todos os clubes que competiam nas primeiras divisões estaduais do Brasil, além das segundas divisões de Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Por Assessoria de Comunicação