Na quinta-feira, 20, em Xangri-lá, aconteceu a solenidade de abertura da Assembleia de Verão 2025, tradicional evento da Famurs, que reúne prefeitos, vices, secretários, técnicos e servidores para discutir o desenvolvimento do municipalismo gaúcho. E a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), se faz presente com uma expressiva delegação.
A edição deste ano tem como tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, com intuito de reforçar que o RS tem força para superar os desafios e retomar o desenvolvimento do estado. Além das delegações municipais, o evento conta com a participação de representantes dos governos estadual e federal, além de parceiros para tratar de temas que impulsionam os municípios e as regionais.
O credenciamento dos mais de mil participantes aconteceu na noite de quarta-feira (19). E durante a quinta (20) e sexta-feira (21), diversos painéis, debates e conversas sobre importantes temas de interesse dos gestores municipais.
Num dos painéis desta quinta-feira, 20, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou um panorama abrangente sobre os desafios e oportunidades que os prefeitos gaúchos enfrentarão no período de 2025 a 2028. Apesar do cenário desafiador, a mensagem é clara: com planejamento estratégico, articulação política e o apoio do movimento municipalista, é possível transformar obstáculos em avanços concretos para as cidades do Rio Grande do Sul.
A CNM reforçou que, mesmo diante das dificuldades, a união dos prefeitos, vices e secretários municipais é o caminho para superar desafios e construir um futuro próspero. “O trabalho coletivo garantirá conquistas como a desoneração da folha de pagamentos, a regularidade previdenciária e a defesa dos interesses municipais em Brasília”, pontou Ziulkoski.
O presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Delfim afirma que: “o Alto Uruguai sempre se faz presente nos eventos da Famurs pela importância das pautas municipalistas. Nos auxiliam sempre em nossos anseios e demandas. E mais uma vez a pauta dessa Assembleia de Verão, dialoga diretamente com os gestores municipais. Serão dias de grande aprendizado”, ressaltou na abertura do evento.
Por: Ascom AMAU