Seguindo o cronograma anunciado previamente, o encerramento das atividades comemorativas ao 7 de setembro em Erechim teve logo cedo, o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, bem como o descerramento de placa comemorativa dos 200 anos da Independência, tema aliás, que foi comemorado e homenageado em todo o país.
Depois de 2 anos impossibilitados de comemorar a data mais significativa dos brasileiros, hoje foi dia de grande mobilização de escolas, famílias, entidades civis e forças de segurança, desfilar e demonstrar todo o sentimento de patriotismo para com o Brasil.
Além dos 200 anos de independência, foram homenageados na semana da Pátria erechinense, o Sr Olírio Zardo e a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, que em 2022 completou 70 anos de atuação.
Mais de 3.000 pessoas participaram do desfile e outras tantas mil acumularam-se ao longo da Avenida Mauricio Cardoso para acompanhar e aplaudir. O público concentrou-se na sua maioria na Praça da Bandeira e arredores da prefeitura municipal, local que também abrigava o palanque com os representantes dos poderes públicos constituídos, além das demais autoridades civis e militares.
Próximo ao viaduto Rubem Berta e praça Julio de Castilhos, onde as entidades estavam concentradas para o desfile, era possível identificar no semblante de cada participante, principalmente nas crianças, a preocupação em fazer tudo certo e bem representar a sua escola.