546 casos confirmados de covid-19 em Erechim e Alto Uruguai

As comemorações de final de ano se aproximam e com elas, os encontros de família, bem como, as viagens de férias. E, é exatamente neste período que os casos de covid-19 se intensificam. Conforme o coordenador do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, da AMAU, Jackson Arpini, a característica da nova subvariante, “a BQ.1, tem mostrado uma elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus e com isso, traz mudanças nos nossos indicadores”, destacou.

Nesta quinta-feira (15), o Comitê realizou uma reunião tendo em vista o aumento de casos. “Nos reunimos semanalmente e buscamos números oficiais. Nos últimos sete dias 546 casos foram confirmados entre Erechim e a região Alto Uruguai e no Estado, são 27.94 casos. Os dados também dão conta que no Estado foram registrados 46 óbitos e nós, felizmente nenhum. Mas, tivemos nove internações, sendo quatro em leitos de UTI e o Estado, 284 internações”, informou Arpini.

A situação dos pacientes é estável e não de agravamento. O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, juntamente com os secretários de Saúde dos municípios do Alto Uruguai, também verificaram que este aumento refere-se a expressiva demanda por testagem nas unidades básicas de saúde.

“O momento não é de alarde, mas de cautela. Podemos pressupor que teremos um aumento de casos na primeira quinzena de janeiro, devido ao final de ano. É importante que pessoas com mais de 60 e com comorbidades tenham um certo zelo, quando há aglomeração usem máscara. Sem esquecer os cidadãos de complementarem seu sistema vacinal de terceira e quarta dose”, finalizou.

destaque