33 milhões de brasileiros torcem para algum time de futebol americano, mostra pesquisa

A temporada da NFL, principal liga de futebol-americano do mundo, começou na semana passada e, com isso, muitos fãs do esporte já estão de olho nos jogos que acontecem nos campos dos EUA. E, claro, sempre há aquela curiosidade para saber como surgiu o futebol americano.

A história do futebol americano é repleta de histórias curiosas, envolvendo os estudantes universitários de faculdades como Harvard, Rutgers e Princeton, acostumados a jogar uma modalidade semelhante, porém mais antiga, que o futebol americano: o rugby.

O futebol americano surgiu em meados do século 19, por iniciativa de Walter Camp, um cidadão que praticava o rugby, mas queria ver algumas alterações no jogo, como a redução no número de jogadores em campo. Camp decidiu que, melhor do que alterar as regras do rugby, o ideal seria criar um novo esporte.

A modalidade começou a crescer de maneira significativa no início do século 20, com o apoio de uma parcela da população interessada no novo esporte. Então, em 1920, foi  criada a American Professional Football Association, entidade nacional que organiza o esporte atualmente.

Hoje, o futebol americano é um dos esportes mais consumidos do mundo, mesmo fora dos EUA. Para se ter uma ideia, na Superbowl deste ano, em fevereiro, uma espécie de final com os melhores times da temporada, cerca de 113 milhões de pessoas assistiram ao jogo apenas nos EUA.

Financeiramente, o esporte também é muito rentável. As propagandas de 30 segundos nos intervalos do jogo podem custar até US$ 7 milhões (cerca de R$ 36 milhões). Estima-se que a NBC, emissora que transmitiu a final, tenha arrecadado meio bilhão de dólares com comerciais.

No Brasil, os números também impressionam. Segundo com a consultoria Sponsorlink, em pesquisa realizada pelo Ibope Repucom, 15,2 milhões de pessoas se declaravam fãs de futebol americano em 2016 no Brasil. No ano passado, esse número subiu para 33 milhões de torcedores.

Ainda que muito popular, as regras do futebol americano ainda não são totalmente claras para quem deseja começar a assistir o esporte. Field Goal, Touchdown, tackle…O conjunto de palavras em inglês também ajuda a complicar a vida de quem não é fluente na língua do Tio Sam.

Por isso, aqui vai um pequeno relatório com as principais regras do futebol americano, e que certamente vão ajudar quem está começando a se interessar pela prática.

– O jogo normal consiste em duas equipes de 11 jogadores em campo competindo durante quatro quartos de 15 minutos.

– Geralmente, há três ‘tempos’ por tempo para cada equipe, com um intervalo de 12 minutos.

– O objetivo do jogo é mover a bola para a ‘zona final’ da oposição, seja correndo com a bola até ser derrubada, ou passando a bola para um companheiro de equipe no campo, em direção à zona final.

– O objetivo final no futebol americano é semelhante a praticamente todos os outros esportes – marcar mais pontos que o adversário. A pontuação acontece da seguinte forma:

Touchdown (6 Pontos)

Um touchdown é marcado quando uma equipe cruza a linha de gol do adversário com a bola, ou pega ou recebe a bola na end zone.

– Field Goal

Uma equipe geralmente tentará isso na quarta descida – se o chutador estiver perto o suficiente da end zone para chutar a bola entre os postes verticais.

Ponto Extra (1 Ou 2 Pontos)

Um ponto extra é ganho chutando a bola pelos postes após um touchdown (é semelhante a uma conversão no rugby). Dois pontos são ganhos ao levar a bola para a end zone novamente. Mas o mais comum é que as equipes façam o chute para levar 1 ponto.

 

Por Assessoria de Comunicação