Desde terça-feira, 5, até o dia 7 de março no Laboratório de Informática da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim), está acontecendo capacitação para os conselheiros tutelares na região. Essa é a segunda turma, com 20 pessoas de Mariano Moro e Severiano de Almeida.
Está sendo abordado o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). Além de outros assuntos, pertinentes a rotina dos conselheiros tutelares. Durante os três dias de trabalho, são 24 horas de carga horária presencial com posterior assessoria on-line a todos os participantes.
O evento é uma parceria da Escola AMAU de Educação com a Viver Desenvolvimento Profissional Ltda, onde estão sendo abordados conteúdos que ajudarão a todos desempenharem melhor ainda suas funções. A instrutora do curso é Aldacir Detofol, especialista na política da Criança e adolescente e violência doméstica.
Ao total serão 10 encontros, e em torno de 200 participantes, em turmas de no máximo 23 pessoas, que iniciaram com a primeira turma de 27 a 29 de fevereiro e se estende até maio (de 7 a 9). Ao total, 27 municípios da AMAU irão participar desta capacitação.
O conteúdo para os três dias são:
· Temas para o dia a dia do conselho tutelar;
· Atribuições do conselho tutelar previstas em lei;
· Promover o entendimento de como o conselho tutelar deve se relacionar com a rede de atendimento à criança e ao adolescente;
· A importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na implementação das políticas públicas;
· A atuação do conselho tutelar junto a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e qual é o real papel do conselho neste contexto; documentação da prática diária do conselho tutelar;
· Regimento interno do conselho tutelar; ficha de comunicação de aluno infrequente (FICAI);
· Relação do conselho tutelar com Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública e Delegacia de Polícia;
· Lei Henry Borel – alterações nas atribuições do conselho tutelar; e SIPIA CT – Sistema de Informações para Infância e Adolescência.
Por Assessoria de Comunicação