Sorrisos, música, alegria. Ingredientes fundamentais para um grupo que leva diversão a hospitais e unidades de saúde de Erechim. A tradicional ação mensal dos Amigos da Alegria começou nesta semana com a meta de conquistar muitos risos neste 2023.
O grupo de voluntários, que completou 10 anos em outubro de 2022, iniciou as atividades com o propósito de melhorar a qualidade de vida de quem estava hospitalizado, em especial, de crianças, jovens e adultos com câncer. Liderados por Dulce Maria Caldart Reato (in memoriam), a turma de divertidos palhaços conseguiu bem mais que isso. Em duas décadas transformou histórias de vida e momentos de dor em diversão.
Músicas tradicionais da cultura popular brasileira se tornaram hinos embalados com violão, pandeiro e palmas. Assim os Amigos da Alegria de Erechim “abrem portas e janelas” do imaginário e da esperança de quem luta contra a incerteza da cura, mas com a esperança de que a doença seja só um momento passageiro. “Nosso trabalho é sempre feito com o coração, com amor, com a esperança de levar algo melhor para quem precisa, seja no olhar, no carinho, no toque, no sorriso, na música e no encantamento. Nos pequenos gestos que a gente pode transformar vidas. Vamos fazer um 2023 repleto de alegrias. Fazer o bem, faz bem”, comenta a atual presidente do grupo, Ana Elise Santin Biason.
As visitas aos pacientes de hospitais e unidades de saúde do município acontecem mensalmente. O grupo de voluntários também realiza atividades de aperfeiçoamento e ações beneficentes.