20.400 livros vendidos e mais de 20 mil visitantes na 26ª Feira do Livro

Uma jornada de descobertas literárias que envolveu leitores de todas as idades.

A 26ª edição da Feira do Livro de Erechim, realizada de 1º a 11 de maio de 2025, foi um verdadeiro sucesso, reunindo mais de 20 mil visitantes na Praça do Livro, nome dado à Praça Jayme Lago durante o evento. Com o tema “Erechim, Histórias e Contos”, a feira se consolidou como um dos maiores eventos culturais da cidade, proporcionando uma jornada de descobertas literárias para leitores de todas as idades. Veja abaixo os números dessa edição:

26ª Feira do Livro – Erechim, histórias e contos

20.458 Livros vendidos

Cerca de 20 mil visitantes

1.826 Vales Livros trocados por estudantes do Ensino Fundamental

11 Apresentações teatrais

29 Atividades promovidas pelas Instituições de Ensino Superior

9 Palestras promovidas pela pela Sicredi Uniestados e pelo SESC

10 Apresentações locais

5 Grupos na Integração Étnica

34 Obras lançadas

Organização e apoio institucional

A feira foi organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, e contou com a colaboração essencial de diversas instituições, patrocinadores e parceiros locais. O secretário Wallace Soares ressaltou a importância de livreiros e autores, tanto da cidade quanto de fora, para o sucesso do evento, afirmando que “a presença ativa de livreiros e autores foi fundamental para que a feira oferecesse uma vasta gama de títulos e promovesse encontros literários enriquecedores. Esses momentos de troca de experiências estreitaram os laços da comunidade com o universo literário, incentivando a leitura e o aprendizado.”

O secretário Wallace também destacou a relevância do programa Vale Livro, que beneficiou 1.826 estudantes com um valor de R$ 30,00 para aquisição de livros. “A parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação proporcionou uma oportunidade única para que crianças e jovens pudessem escolher livros que despertassem seu interesse, fomentando o gosto pela leitura e tornando a literatura mais acessível para quem enfrenta dificuldades econômicas.”

O impacto na cultura local

A programação da feira foi cuidadosamente pensada para envolver a todos, com mais de 70 atividades realizadas ao longo de seus 11 dias. Entre palestras, oficinas criativas, apresentações musicais e teatrais, o evento se consolidou como uma celebração vibrante da cultura local e da troca de conhecimentos.

O prefeito Paulo Polis enfatizou a importância da feira na valorização da identidade cultural da cidade. “A Feira do Livro de Erechim é um patrimônio cultural da nossa cidade. Mais do que a venda de livros, este evento inspira, conecta e transforma. Ver crianças, jovens e adultos reunidos em torno da leitura é um sinal claro de que estamos no caminho certo, investindo em um futuro mais consciente e cidadão. Agradecemos a patrona Maria Lúcia Carraro Smaniotto e ao homenageado Ademar Brum que representaram muito bem essa edição da feira.”, finalizou.

Por Comunicação PME

feira do livro