02 de Novembro – Dia de Finados – O movimento nos Cemitérios de Erechim

“Na maioria dos países ocidentais, o Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro. Isso ocorre desde a Idade Média, após essa data ter sido sugerida pelo abade Odilon de Cluny.”

Em Erechim mesmo com o tempo instável e um pouco de chuva o movimento foi intenso desde as primeiras horas da manhã deste sábado(02).

Cemitério Pio XII localizado no final da Av. 15 de Novembro está tendo uma movimentação intensa, com familiares e amigos visitando seus entes queridos.

O trânsito é intenso nas quadras próximas do Cemitério. A Guarda Municipal de Trânsito está no local para orientar motoristas.

Nas proximidades também a presença de ambulantes que aproveitam o momento para venda de flores, velas e água.

Algumas congregações religiosas também estão presentes no local convidando as pessoas para uma oração e benção. Uma delas é a EVG Evangelizar que recebe os que os procuram para um momento de oração.

Equipes da Força Voluntária do Alto Uruguai ocupam 2 espaços próximo ao cemitério para comercializar, flores, velas e fósforos. O dinheiro arrecadado é para a construção da Sede da FV.

Um dos túmulos que também recebe visitas e uma atenção especial é o da menina Maria Helena Pazzet.

Pessoas se concentram próximo ao tumulo da menina Maria Helena Pazzet. Familiares informaram que era uma criança normal até desenvolver uma febre alta quando tinha um mês de idade. Diante da situação da época de poucos recursos para tratamento de saúde, Maria Helena viveu até 18 anos, quando veio a falecer no ano de 1975.

Na crença do povo, Maria Helena concede milagres, atendendo pedidos das pessoas. Muitos brinquedos são deixados no seu túmulo, como uma forma de agradecimento e pagamento de promessas. Esses materiais e outros presentes a família doa para instituições.

(Cemitério Jardim da Saúdade)

Já o Cemitério Jardim da Saudade localizado na rua Espírito Santo, desde hoje cedo recebe o público que comparece para reverenciar seus familiares que ali estão sepultados. Também um momento de oração e a presença de flores sobre as lápides.

O Cemitério Municipal Santa Cruz localizado no Bairro Presidente Vargas, também desde cedo tem movimentação intensa neste dia de finados.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).”

“Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.”

Por: Edson Machado 

destaque