AMAU endossa apoio ao retorno do CRPO Norte a Erechim

Em assembleia ordinária, prefeitos também discutiram caminhos para garantir o custeio do Hospital Santa Terezinha

Os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), se reuniram em assembleia ordinária na quinta-feira, 28, no Pólo de Cultura em Erechim, para discutir temas de interesse da comunidade regional.

Sob a liderança do presidente Paulo Polis, o colegiado recebeu o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Major Konigonis, e seu subcomandante, Major Detoni, que trataram da importância da recomposição do efetivo e buscaram apoio para a criação do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Norte (CRPO/Norte). Por unanimidade, os prefeitos confirmaram a defesa do pleito e o encaminhamento de um ofício da AMAU ao governo do Estado, assinado pelos chefes dos executivos municipais, pedindo a confirmação do Comando no Alto Uruguai, que sediou o CRPO Norte entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, quando a gestão passou a se concentrar em Passo Fundo – que hoje atende 83 cidades.

Entre os benefícios da conquista estariam a autonomia financeira e funcional, o que garantiria melhores condições de atendimento das demandas, além da abertura de uma companhia independente (41º BPM), no município de Getúlio Vargas.

 

Números do Santa

Na sequência da reunião, o diretor executivo do Hospital Santa Terezinha, Jackson Arpini, apresentou indicadores e ações da instituição de saúde. Num raio X dos números do Santa, envolvendo os seis primeiros meses de 2021, Arpini pontuou as formas de acesso de cada município da AMAU em 8 ‘portas de entrada’ do hospital, entre as quais internações, pronto atendimento e central de especialidades.

Em que pese peculiaridades pontuais, num corte geral, a instituição tem seus serviços utilizados de forma equilibrada entre Erechim e os demais municípios da AMAU, no sistema chamado de co-financiamento. A manutenção dos serviços, contudo, tem se sustentado graças aos aportes extras de Erechim, que só nos últimos 5 anos já repassou ao Santa Terezinha, de seu próprio caixa, mais de R$ 40 milhões.

 

Assuntos gerais

Os prefeitos também discutiram, com a participação do jurídico da AMAU, aspectos relacionados à nova lei de improbidade administrativa e a regionalização da Corsan.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS