Neste sábado, 14 de setembro, acontece a aguardada 37ª Romaria de Nossa Senhora da Santa Cruz, na comunidade de Lajeado Paca, às margens da RS 420. A romaria, que começa às 14h, promete reunir milhares de fiéis em um emocionante encontro de fé e devoção.
Este ano, a romaria tem um significado ainda mais especial, marcando os 80 anos da cruz na terra, o símbolo principal das aparições que inspiram esta celebração religiosa. A expectativa é grande, com a presença de peregrinos de várias partes do Estado do RS, Brasil e até de outros países.
Em entrevista à Rádio Cultura e ao Jornal Boa Vista no mês de agosto, o padre Gladir Giacomel, capelão do Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz, comentou sobre a expectativa de público: “É difícil a gente assinalar direito, porque é um trânsito muito grande. Veículos, ônibus, vans, motos, ciclistas, aqueles que vão a pé. Ano passado foi numa quinta-feira. Este ano vai ser no sábado, porque tem o ano bissexto, então, provavelmente, vai mais gente. Mas temos uma previsão pelas pessoas que comungam na missa. Na romaria passada consideramos em torno de 12 a 15 mil”.
O padre também destacou a grande diversidade de fiéis que costumam comparecer à romaria: “É um grande número de fiéis que vem de todo o Brasil. De fato, não é só aqui da região do Alto Uruguai, do Rio Grande do Sul, mas, sobretudo, em Santa Catarina e Paraná, sempre a presença é muito massiva, até de outros países”.
A romaria é conhecida não apenas pela procissão, mas também pelos momentos de reflexão, confissão e bênçãos. Padres e diáconos estarão à disposição para atender os fiéis, proporcionando um ambiente de acolhimento e espiritualidade.
O ponto alto da celebração ocorre à tarde, com a procissão e, em seguida, a missa campal, relembrando as aparições de Nossa Senhora, que aconteciam sempre às 14h, conforme explica o padre Gladir: “A senhora aparecia às duas horas da tarde, sempre. Então, vai ter a procissão e depois a missa campal”.
Com mais de três décadas de tradição, a Romaria de Nossa Senhora da Santa Cruz é uma das maiores peregrinações da região, transcendendo fronteiras estaduais e até internacionais. Todos os anos, devotos de diferentes estados e países se unem nesta jornada espiritual, reafirmando sua fé e devoção.