Alunos são premiados nos concursos realizados pela Creral

A premiação dos seis finalistas, escolhidos entre os 988 alunos participantes de 16 escolas atendidas pela rede de energia elétrica da cooperativa

Durante os meses de abril e maio foram desenvolvidos os concursos de Redação e Desenho em 16 escolas, das regiões de Erechim, Nonoai, Campinas, Getúlio Vargas e Sananduva, que são atendidas pela rede de energia elétrica da Creral, envolvendo 988 alunos, além dos professores, pais e toda comunidade.

Os temas propostos foram “a energia elétrica faz bem lá em casa” e “a energia elétrica promove o desenvolvimento e proporciona conforto para as pessoas”, para Desenho e Redação respectivamente.

As escolas tiveram que definir as três melhores redações e desenhos, totalizando 72 estudantes premiados, sendo 40 no concurso de redação e 32 de desenho. Os materiais produzidos pelos finalistas foram trazidos até a Creral, onde uma banca avaliadora selecionou os seis ganhadores, sendo três de cada modalidade.

Durante as avaliações foi observado se as redações tratavam do tema proposto, possuíam coerência e foram desenvolvidas com introdução, desenvolvimento e conclusão. Ficando classificado em 3º lugar geral Felipe Giaretta, aluno do 8º ano da Escola Estadual Campos Sales, de Floriano Peixoto; em 2º Laura Picoli, do 8º ano da Escola Estadual Antônio Burin, comunidade Coan – Erechim e em 1º na classificação geral Vanessa Santa Catarina, do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana, de Cruzaltense.

Para os desenhos foi avaliado se o tema proposto foi desenvolvido com criatividade pela criança. Sendo classificado em 3º lugar geral a aluna do 1º ano da Escola Ofrásio Ribeiro de Mello, comunidade Tope da Serra – Nonoai, Lidia Zanatta Portella, na segunda colocação, ficou o desenho de Mateus Knerek, do 5º ano da Escola Estadual Rio Toldo, de Getúlio Vargas e, em 1º lugar na classificação geral, Maria Gabrielli Ribeiro, aluna do 5º ano do Colégio Estadual Genoveva Pelisser, de Santo Expedito do Sul.

Esses alunos classificados receberam certificados de honra ao mérito e também uma premiação especial, na manhã de 23, de julho, durante o evento que comemorou os 50 anos da cooperativa.

Em cada escola participante, após a seleção das professoras, durante o mês de junho, os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugar receberam medalhas e, para os alunos do 6º ao 9º ano que tiveram as redações escolhidas, luminárias, já para os menores, do 1º ao 5º cujos desenhos foram selecionados, foram entregues baldes para pipoca e copos personalizados.

O concurso foi desenvolvido porque o conselho de administração e fiscal da Creral acredita que a produção de texto desenvolve o aluno tanto na escrita quanto na leitura, as expressões visuais desenvolvem o pensamento e a criatividade, discutir o tema do concurso mobiliza a escola, a competição saudável estimula o aprendizado e o intelecto, e também a escola pode formar campeões.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS