Alunos de Severiano de Almeida visitam o CDA, Horto Botânico e UHE Itá

Estudantes do 2° ano do Ensino Médio da EEEM Dr. José Bisognin, de Severiano de Almeida (RS), estiveram no Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá, no dia 5 de setembro, para conhecer sobre as ações socioambientais adotadas a partir da construção da Usina Hidrelétrica Itá (UHE Itá), além do processo de geração de energia através de hidrelétricas. A visita teve o objetivo de complementar os conteúdos que os alunos estão vendo em sala de aula: a ação do homem no meio ambiente e a importância da água como fonte renovável de geração de energia.

A escola está localizada em um dos 11 municípios lindeiros do Reservatório da UHE Itá. Além desta visita, o educandário tem recebido os educadores ambientais do CDA que desenvolvem ações de sensibilização ambiental dentro do programa de educação ambiental aos alunos. Para a professora de biologia, e responsável pelo grupo, Sandra Regina Zago Bonafin, a visita surgiu da necessidade de ver na prática os conteúdos que estão sendo trabalhados na teoria em sala de aula.

Agora, os alunos têm o desafio de apresentar para a comunidade escolar, no mês de outubro, um trabalho escrito e em maquete sobre a geração hidrelétrica. “Nossa expectativa era grande quanto à visita, mas nada se compara ao que vimos aqui. Adoramos tudo que conhecemos. Foi uma aula de física, biologia e química, uma experiência inesquecível para todos”, afirma ainda a professora.

O grupo escolar conheceu, no período da manhã, o projeto de captação de energia solar, a barragem, vertedouros e a parte externa da casa de força da UHE Itá. Já no período da tarde, os visitantes conheceram o Horto Botânico e a Trilha do Serelepe. Além dos alunos do Ensino Médio, participaram também do passeio estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

Municípios lindeiros

O reservatório da Usina Hidrelétrica Itá (UHE Itá) abrange 11 municípios, sendo quatro deles situados no Rio Grande do Sul Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Aratiba e Mariano Moro e sete em Santa Catarina Itá, Ipira, Concórdia, Arabutã, Peritiba, Piratuba e Alto Bela Vista.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS