Alunos de Estação participam de momento de socialização de atividades

Nos meses de junho e julho os alunos, professores, monitoras e equipes diretivas das escolas do sistema municipal de Estação e assessorado Programa A União Faz a Vida, professora Gisele Maria Tonin da Costa, realizaram um momento de socialização de atividades do Programa nas escolas municipais Anjinho da Guarda, Aurélio Castelli e Pedro Cecconelo.

Colocando em prática o objetivo do programa, o qual se centra em “construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes […]” as turmas realizaram significativas apresentações. Esse foi um momento importante para inter-relações entre conhecimentos, bem como a sistematização de aprendizagens edificadas até o momento. As apresentações ocorreram nos turnos da manhã e tarde em horários diferenciados conforme organização das escolas.

A ocasião contou ainda, com a parceria e participação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Estação e da Coordenadora Local do Programa no município Camila Comin Bortolini. A professora Gisele ressaltou que “é uma alegria e uma honra ser Assessora Pedagógica de um grupo de docentes de grande competência! Esses momentos demonstram a grandiosidade do PUFV nas Escolas! Seu objetivo se concretiza por ações, atitudes significativas. A metodologia propõe a formação de cidadãos críticos, proativos, cooperativos e protagonistas, capazes de empreender e criar, tudo isso relacionado ao aluno. A aprendizagem acontece relacionada à vida. É maravilhoso!”

Assim, com base em tais princípios ratificamos a importância das relações dialógica no processo de ensino e aprendizagem, destaca professora Camila, bem como diz Larossa (2004, p.285) necessitamos “de seres humanos dispostos a aprender, a pensar, a falar, e a atuar com outros seres humanos […]”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS