Alimentação Escolar da Agricultura Familiar em Erechim é exemplo para o Brasil

Experiência do município foi compartilhada no V Simpósio de Agricultura Familiar da Amazônia Ocidental, em Manaus.

A experiência do município de Erechim na compra da Alimentação Escolar vinda da Agricultura Familiar segue sendo exemplo para o Brasil. Para se ter uma ideia, do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que a lei exige a aplicação de 30%, hoje a Prefeitura de Erechim, investe 95%, além de outras modalidades de compra.

Com esse exemplo, a Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes) e a Administração Municipal foram convidadas pela 12ª Região Militar para compartilhar a experiência no V Simpósio de Agricultura Familiar da Amazônia Ocidental, que aconteceu nesta quinta-feira (10), em Manaus.

 

Fortalecimento da Agricultura Familiar

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, apresentou o trabalho que envolve a pasta, a Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Gestão e Governança. “Com esse trabalho conjunto, encaminhamos através das cooperativas a compra dos agricultores familiares, auxiliando com a geração de renda e diversificação da propriedade”, comenta.

Atualmente, além de recursos do PNAE, o município também realiza compra da Agricultura Familiar através do Chamamento Público Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que por lei, obriga apenas Instituições Federais a comprar 30% dos recursos da Agricultura Familiar, e o município de Erechim, mais uma vez pioneiro, aplica também na realidade local, beneficiando agricultores e os estudantes que podem consumir produtos de qualidade. A projeção total de investimento neste ano é de mais de 2,6 milhões de reais.

O secretário William também apresentou que além das oito Feiras do Produtor físicas no município, existe o projeto das Feiras nas Escolas, com projeção de 78 edições neste ano, sendo mais uma forma de incentivo ao habito do consumo de produtos saudáveis.

 

Qualidade da Alimentação nas Escolas

Os produtos da Agricultura Familiar são utilizados em mais de 15 mil refeições por dia nas 19 Escolas Municipais de Erechim. “Além de incentivar os produtores, também criamos bons hábitos de alimentação, oferecendo produtos de qualidade aos estudantes”, disse o secretário.

 

Parceria

Além da Administração Municipal, essa iniciativa tem articulação da Emater-RS/Ascar e as cooperativas: Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra, Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda Cooperfamília e Cooperativa de Comercialização de Agricultura Familiar de Economia Solidária Cecafes.

O presidente da cooperativa Cecafes, Roberto Balen, destacou o reconhecimento do trabalho com o convite. “Nós da Cecafes estamos muito felizes e honrados por termos sido convidados para o evento, juntamente com a Prefeitura de Erechim, mostrando as parcerias que fazem sucesso, e que continuarão fazendo. Mostramos um trabalho de relevância na construção das políticas públicas, as compras públicas, fortalecendo as famílias e propriedades. A caminhada segue, com o desafio de melhorar a produção sempre”, disse.

 

Por Comunicação PME

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS