Alegria e integração no II Festival Olímpico de Ciclismo da Escola da URI

 

A Escola de Educação Básica da URI, em parceria com o Curso de Educação Física Bacharelado, realizou no sábado, 06, o II Festival Olímpico de Ciclismo. O evento fez parte do III Festival Olímpico Pierre de Coubertin e oportunizou a abertura da Semana da Criança com o tema: “Pela estrada afora eu vou me aventurar: com o Chapeuzinho e o Lobo, muitas travessuras vamos aprontar!”

O Festival de Ciclismo teve como meta integrar, socializar e proporcionar uma vivência dos alunos em uma condição de competição saudável, harmoniosa e baseada nos Valores Olímpicos, que são o respeito, a amizade e a excelência. A atividade contou com o apoio de acadêmicos da disciplina de Estágio Profissional em Lazer e Gestão, que integra o Programa de Educação Olímpica desenvolvido pela Universidade.

O projeto foi idealizado pela empresa fictícia Golden Eventos Esportivos, formada pelos acadêmicos Aurora Bigaton, Camila Pasini, Cristiane Munaretto, Cristiano Beus e Samara Luisa Posso. Com a supervisão e orientação dos Professores Edenir “Chita” Serafini (Escola de Educação Básica) e José Luis “Nino” Dalla Costa (Curso de Educação Física), a iniciativa proporcionou aos acadêmicos a oportunidade da vivência de situações de estágio na aplicação de conhecimentos da área de gestão, lazer e organização de eventos.

Os componentes da Golden salientaram a importância da iniciativa que contou com o suporte técnico e organização da equipe Pé no Pedal de Erechim. O evento contou com a participação de 450 pessoas, entre alunos, pais, acadêmicos, professores, ciclistas e funcionários.

O passeio ciclístico teve dois percursos distintos, oportunizando aos alunos da educação infantil e séries iniciais aventurarem-se pela estrutura do Campus II da Universidade, no Bairro Demoliner. Contou ainda com o circuito de Educação no Trânsito, espaço este organizado pelos acadêmicos de Educação Física que oportunizou aos alunos do nível I e nível II atividades educativas salientando a importância das regras e cuidados que precisamos ter no trânsito.

Além disso, as crianças que não participaram do passeio ciclístico e do circuito de Educação no Trânsito ou que aguardavam a largada da sua bateria puderam se divertir nos brinquedos infláveis ou aproveitar o espaço aconchegante do local para realizar um piquenique em família.

A taxa de inscrição para o passeio era a doação de 1kg de alimento não perecível. Os donativos arrecadados foram entregues para a Associação Beneficente Lar das Crianças.

O professor José Luis “Nino” Dalla Costa, que coordena o Estágio Profissional em Lazer e Gestão, ressaltou o trabalho de qualidade realizado pelos acadêmicos e professores da Escola na promoção do evento, resultando numa vivência escolar para pais e alunos e uma experiência acadêmica e empreendedora para os alunos do Curso.

O professor Edenir “Chita” Serafini destacou também a organização do encontro e o envolvimento e participação das famílias, que desta forma incentivaram seus filhos nas atividades esportivas numa socialização entre as crianças e famílias que a Escola proporciona.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS