Agroindústria de farináceos é inaugurada em Charrua

Nesta quinta-feira (15/03) foi inaugurada a agroindústria familiar de produtos farináceos “Padaria do Alemão”, na localidade de Linha Floresta, em Charrua.  A agroindústria é a primeira a ser legalizada no município de Charrua e representa para a família da Roseli e Ilmo Rüntzel uma importante alternativa de geração de renda e fortalecimento aos agricultores, oportunizando a permanência no meio rural com qualidade de vida.

Foi um processo longo, conta Roseli, que iniciou em 2014, com a ideia e a vontade de ver o sonho realizado. A agricultora participou de vários cursos de capacitação para preparo e elaboração de receitas e boas práticas na manipulação de alimentos, todos oferecidos pela Emater/RS-Ascar no Centro de Treinamento para Agricultores de Erechim (Cetre). Com a legalização da agroindústria, a produção poderá ser comercializada em mercados locais e, em especial, mercados institucionais, como no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Na oportunidade, a agroindústria recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que permite a adesão do Selo Sabor Gaúcho à produção da agroindústria.

Na inauguração, estiveram presentes o prefeito Valdésio Roque Della Betta, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, integrantes da equipe técnica do Escritório Municipal e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, além de familiares e apoiadores da família Rüntzel.

Marcos Gobbo salientou a importância da legalização para o produtor comercializar e acessar diferentes mercados. Também enalteceu a parceria entre a Instituição e a prefeitura para viabilizar a permanência das pessoas no meio rural com geração de renda e qualidade de vida.

O prefeito Valdésio Betta parabenizou à família Rüntzel pela iniciativa e agradeceu o investimento em prol do desenvolvimento do município e colocou o Poder Público municipal à disposição para novos investimentos através do Programa de Incentivo ao Pequeno Produtor.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS