Agricultura familiar: vereador Anacleto Zanella pede ao Executivo a criação do Programa de Aquisição de Alimentos

​Atividade consideravelmente difundida em Erechim e na região do Alto Uruguai, a agricultura familiar pode ser uma aliada no combate à fome no município. Na sessão ordinária da última segunda-feira (10), o vereador Anacleto Zanella (PT) solicitou ao Poder Executivo a criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com a finalidade de atender às necessidades da população carente, bem como de incentivar a produção das famílias agricultoras.

​O parlamentar chama a atenção para dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Cidadania em relação a preocupante situação de muitos erechinenses: somente em abril deste ano, 1.756 famílias foram contempladas pelo programa Bolsa Família (total de 5.044 pessoas, 4,73% da população local). “Entretanto, o valor médio recebido por família foi de apenas R$ 89,04, o que é insuficiente para garantir uma alimentação de qualidade”, alerta.

​Com este expressivo número de pessoas em situação de vulnerabilidade social, Anacleto considera importante que alguma providência seja tomada pelo poder público, e vê na agricultura familiar uma solução capaz de beneficiar ambos os lados: a compra de alimentos a fim de incrementar tanto os lucros destas famílias quanto a qualidade da alimentação de quem consome. “Entre as 941 famílias agricultoras de Erechim existem muitas que também possuem pouca terra e baixa produtividade e renda. Estes munícipes precisam de incentivos para permanecerem com suas atividades agropecuárias, caso contrário farão parte das estatísticas de êxodo rural e ampliação dos índices de pobreza nas cidades”, completa o vereador.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS