Estimular o consumo de alimentos saudáveis, a compra de produtos produzidos no município e a experiência de lidar com dinheiro são alguns dos aspectos na Feira da Escola, quando produtores da agricultura familiar fazem a comercialização em Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de Erechim. Até o fim do ano, serão realizadas 40 edições. O projeto é encabeçado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A Elenice Lise que junto com o marido Fernando está há 13 anos na Feira do Produtor, classifica a experiência nas escolas como maravilhosa. “O público das crianças é uma maravilha. Eles vêm com o bilhetinho na maior inocência, eles te entregam o dinheiro na mão, confiam em você. Vem com bilhetinho, compram, faceiros, contentes, dão a mãozinha pro pai e pra mãe na hora de ir embora e faceiros com a sacolinha porque compraram. É uma bela iniciativa pra piazada, pra eles conhecerem os produtos, conhecer o dinheiro e saber lidar”, comenta a produtora rural.
Um hábito que vai além das salas de aula
Para mobilizar os estudantes, depois de marcada a Feira na Escola, todos os pais são avisados através de agenda e grupo de WhatsApp, incluindo lista de produtos que serão comercializados e valores. Os estudantes já vão para escola com a listinha e o dinheiro para adquirirem os produtos que desejarem.
O produtor Paulo Balat, tem uma agroindústria de panificação há mais de 10 anos no Km 14, fala sobre o incentivo em comprar produtos saudáveis. “É uma iniciativa muito interessante, já vai incentivando as crianças. Normalmente eles não gostam de coisas mais saudáveis e aqui, acabam se mobilizando pra comprar, consomem e gostam”, explica.
Parceria entre secretarias
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, diz que essa é uma forma de renovar o público consumidor das Feiras do Produtor. “Algo que nos preocupava muito era o envelhecimento do público das nossas feiras. No intuito de incentivar cada vez mais o consumo consciente de alimentos saudáveis, incentivar também o consumo das nossas feiras, dos produtos das nossas feiras, nós trouxemos as feiras para nossas escolas, onde o produtor vem até nossas crianças trazer os produtos de qualidade da agricultura erechinense”, fala o secretário.
A agricultura familiar é responsável por 90% dos produtos servidos na alimentação escolar das Escolas Municipais. A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destaca a importância da parceria. “Receber os agricultores familiares aqui é muito importante porque nós estamos desenvolvendo o projeto na Secretaria de Educação com todas escolas, da educação nutricional e alimentação saudável. Estar com eles aqui é proporcionar isso na pratica, não só na alimentação escolar, mas também na vida cotidiana destas crianças, pois eles também vão levar para as famílias este projeto, com este objetivo”, explica a secretária.
Por Assessoria de Comunicação