Agricultores familiares vão às urnas
SUTRAF-AU promove até o dia 3 de junho processo eleitoral para escolha da nova coordenação sindical
O Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, deu início na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, as eleições para escolha da nova direção do sindicato. A cerimônia de abertura das eleições ocorreu na sede de Erechim, reunindo diversas lideranças.
O processo democrático, consulta os associados que escolhem a coordenação que irá conduzir a entidade pelos próximos três anos. A eleição é composta por uma chapa única, com a proposta de reeleição para o atual coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, e demais 266 membros distribuídos em 23 sedes municipais, uma sede regional e mais conselho fiscal.
Para o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – FETRAF-RS, Rui Alberto Valença, o processo é importante por integrar todos os membros. “É uma tradição nossa dos movimentos sociais, da agricultura familiar, termos essa eleição onde o agricultor vota para a coordenação do sindicato, sempre preservando pela democracia e pela participação de todos. Então é uma alegria termos esse momento em que os agricultores vão até o sindicato para exercer esse direito”, disse.
O presidente da Agricoop, Mário Farina, enfatiza que a eleição demonstra a democracia e a transparência e o envolvimento dos associados no processo. “Não é só reivindicar, mas ver também o sindicato para demonstrar a transparência. As cooperativas de produção com o processo de luta e organização nasceram no sindicato, então mais que lembrar do passado, mas o presente e o futuro, buscamos cada vez mais trabalhar com essa parceria, respeitando a autonomia de cada entidade. Mas nos fortalecendo porque temos grandes desafios pela frente nos próximos meses”, disse.
O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alderi Oldra, observou a importância do SUTRAF-AU para o fortalecimento da agricultura familiar. “O SUTRAF tem desenvolvido um trabalho com uma importância muito grande com os nossos agricultores, principalmente os pequenos que são aqueles que produzem e colocam alimentos na mesa da população”, afirmou.
A presidenta do CPERS, Marisa Betiato, salientou que o fortalecimento das entidades sindicais é importantíssimo para as lutas vividas no momento atual. “Estamos tendo o início de um novo começo, porque com as entidades organizadas, com os sindicatos já está sendo difícil esse momento, com a retirada de direitos e os ataques que a classe trabalhadora, imagine se não tivéssemos unidos em categorias e as entidades estarem lutando juntas”, comentou.
Participaram ainda da abertura das eleições em Erechim, representantes do Sindicato da Alimentação, Atapers, CooperaL, Creral e Cooperfamilia. Os associados do SUTRAF-AU têm até às 16h30min do dia 3 de junho para participar da votação. Conforme a comissão eleitoral do SUTRAF-AU é fundamental a participação de todos os associados no processo.