Agricultores da região do Alto Uruguai apostam na cultura da canola

A cultura da canola, com mercado garantido junto às indústrias de biodiesel, tem sido uma boa alternativa de inverno para os produtores da região do Alto Uruguai. O preço compensador, equivalente ao da soja, incremento nas lavouras sucessoras devido à rotação de culturas, produtividade, rusticidade e abundância de floradas de inverno para a apicultura, são alguns fatores que motivam seu crescimento e incremento de áreas. Algumas lavouras vêm sendo acompanhadas pela Emater/RS-Ascar, com ótimas expectativas de produtividade, com algumas delas estimadas em até 2.400 kg/ha.

A cultura exige alguns cuidados de manejo, como a quantidade certa de sementes no plantio, não podendo ultrapassar 3 kg/ha. Para isso, são necessárias plantadeiras especiais, com dosadores, observa o extensionista rural engenheiro agrônomo, Valdir Zonin. Outro cuidado é efetuar uma correta fertilização a partir de uma análise de solo, complementa. Algumas adversidades climáticas como geadas, ocorridas em abril e maio, período de germinação da cultura, podem causar prejuízo. Já as geadas de junho e julho, com a cultura estabelecida, não causam prejuízos.

Alguns municípios se destacam na região em área cultivada com canola, entre eles Centenário (100 ha), Erechim (75 ha), Viadutos (30 ha), Áurea (10 ha) e Marcelino Ramos (10 ha), dentre outros. A expectativa é de incremento de área para a próxima safra.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS