Aeroporto de Passo Fundo continua com restrições para aviões a jato e operações noturnas

Na última sexta-feira (8) o Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo teve o seu novo terminal inaugurado.  O evento contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro.  Além do novo terminal, melhorias em equipamentos e nas cabeceiras da pista foram realizadas, além de cercamento, pátio e demais pontos da estrutura.  Ampliação vai poder elevar a 300 a capacidade de passageiros por dia, criando assim o segundo maior aeroporto do Estado. No entanto, mesmo inaugurado, os pousos e decolagens ocorrem com limitações.

A nova administração do local informou à Uirapuru que seguem as restrições da semana anterior, ou seja, só podem pousar aviões turboélice ou com motor de hélice convencional, de dia.  Aviões a jato ou operações noturnas não estão autorizadas.  Para que isso ocorra a ANAC precisa da calibragem do sistema PAPI pelo avião especial GEIV, ainda sem data para sobrevoar o local em teste.

Depois disso um documento será emitido liberando para o restante das aeronaves.  Mesmo assim, na sexta-feira dois aviões à jato trazendo o Presidente Bolsonaro e a comitiva pousaram, uma vez que isso pode ocorrer em aeronaves militares.  Também houve um pouso e decolagem noturnos neste final de semana, evolvendo um avião privado do cantor Gustavo Lima.

Segundo a Uirapuru apurou, a operação teve uma autorização com limite de horas para ocorrer, já encerrada e que permitiu o pouso e decolagem. O retorno da Azul está previsto para 25 de abril em Passo Fundo. Já a Gol planeja o retorno para junho.  As duas companhias farão voos ligando Passo Fundo a São Paulo.

 

Fonte: Rd Uirapuru

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS