Adolescente que matou três pessoas em Erechim é apreendido pela DRACO

No início da manhã desta quarta-feira (03), a DRACO de Erechim com apoio da Delegacia de Polícia de São Valentim, apreendeu um adolescente, de 16 anos, integrante de uma organização criminosa que vem agindo e praticando diversos crimes na cidade Erechim, em especial, tráfico de drogas e uma série de homicídios. Após o último homicídio praticado por ele e seus comparsas, o adolescente fugiu de Erechim e foi capturado na cidade de São Valentim.

O primeiro dos assassinatos investigados pela Polícia Civil, ocorreu no dia 26/11 de 2018, por volta das 2 horas da madrugada, na rua José Wilk, bairro Florestinha, em Erechim, quando JOSIMAR FERREIRA DE BAIRROS, foi morto da tiros, em via pública. A vítima, que era usuária de drogas, devia dinheiro para os traficantes e, supostamente, também teria praticado um furto dentro do bairro, ação que a facção havia proibido no bairro.

No dia 14/12, também do ano de 2018, o grupo criminoso assassinou a vítima LUÍS CARLOS GUEDES. O fato ocorreu por volta das 23h30, na rua José Wilk, no bairro Florestinha, em Erechim. A vítima, que também era usuária de drogas, foi brutalmente morta com golpes pedras e pedaços de pau, atingindo, principalmente a cabeça, ficando praticamente desfigurada. O corpo da vítima foi encontrado pela Brigada Militar já preparado para ser transportado para ser ocultado.

No dia 11/01, do corrente ano, após investigações, a DRACO localizou o cadáver da vítima VANDERLEIA RODRIGUES, que estava desaparecida. O corpo estava dentro de uma pequena mala, escondida em um buraco, coberto por vegetação, em um terreno baldio, situado na rua Pernambuco, na cidade de Erechim. A investigação também apurou que a morte de Vanderleia ocorreu na rua José Wilk, em uma das casas usada no bairro Florestinha pelo crime organizado para a venda de drogas. A vítima foi morta a pauladas no local e depois seu corpo foi desovado no terreno baldio mencionado, localizado a poucos quilômetros da boca de fumo.

Com a apreensão realizada hoje, no total, seis integrantes da facção criminosa já foram presas/apreendidas pela polícia civil.

No dia 07/01, de 2019, a DRACO prendeu temporariamente o primeiro suspeito da prática desses crimes, GUILHERME MARTINS DOS SANTOS, vulgo ZIMER. As investigações prosseguiram e os demais participantes dos assassinatos foram identificados. A prisão temporária de ZIMER foi convertida em prisão preventiva em 31/01/2019, pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Erechim. Na data de 13/02, a Draco apreendeu outro adolescente envolvido nos crimes. Na oportunidade, ele estava em posse de um revólver calibre 32, com numeração raspada, e munições respectivas. Os dois adolescentes apreendidos são oriundos da região metropolitana e da capital do estado do RS e vieram para Erechim apenas com o fim de fortalecer e consolidar o domínio da facção no tráfico de drogas em um bairro da nossa cidade.

De acordo com o delegado Gustavo Ceccon, Titular da DRACO de Erechim, os homicídios cometidos revelam a crueldade e a periculosidade dos bandidos integrantes da facção criminosa. O delegado salienta que é cada vez mais frequente adolescentes praticando atos infracionais violentos e cruéis e que a punição prevista atualmente pela nossa legislação é absolutamente insuficiente para reprimir com proporcionalidade a gravidade das condutas praticadas, mostrando-se imprescindível a redução da maioridade penal com o objetivo de, justamente, acabar com a sensação de impunidade que é a principal mola propulsora da criminalidade, especialmente da juvenil.

O adolescente apreendido por ordem da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Erechim, foi encaminhado ao CASE de Passo Fundo.

Fonte: DRACO Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS