Ações são apresentadas ao Colegiado da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, uma das 28 entidades que tem assento no Conselho Municipal de Saúde, aproveitou a reunião ordinária ocorrida nesta segunda-feira, 24, para apresentar o relatório das ações efetivadas nos anos de 2017 e 2018.

O secretário de Saúde, Jackson Arpini, que estava acompanhado pela equipe técnica da Pasta, enalteceu o papel do Colegiado de Saúde, instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS), que atua em parceria na gestão das ações e serviços de saúde, conforme Lei 8.142/90, que versa sobre as instâncias colegiadas.

Na oportunidade, explanou sobre os sete eixos de atuação da Secretaria: fortalecimento da assistência farmacêutica, ampliação das consultas especializadas e exames de diagnose, ampliação de profissionais médicos, renovação parcial da frota de veículos, melhorias na estrutura física, equipamentos e mobiliários e permanente interlocução como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com os parlamentares gaúchos.

Arpini detalhou alguns indicadores como SIOPS (Sistema de Informação de Orçamentos Públicos em Saúde), número de atendimentos realizados pela rede de saúde, investimentos na aquisição de medicamentos, ampliação dos exames de diagnose (tomografias, ecografias, ressonâncias magnéticas, etc), ampliação de consultas especializadas, compra de 1.500 consultas em oftalmologia, aquisição de veículos (14) para renovação da frota, melhorias realizadas na Casa de Apoio em Porto Alegre, entrega da UBS Estevam Carraro, aquisição de equipamentos e mobiliários para qualificar a Atenção Básica, entre outros.

Também fez considerações sobre as práticas acadêmicas do curso de medicina nas unidades de saúde, capacitação os servidores da SMS pelos docentes do referido curso, valores depositados no Fundo Municipal de Saúde (FMS), oriundos de emendas parlamentares, programas e campanhas de prevenção, indicadores das campanhas de imunização (influenza, pólio e sarampo) demandas que estão em processo e projetos prospectados para 2019.

Durante a reunião o secretário apresentou toda a equipe técnica aos conselheiros de saúde e solicitou a manutenção da parceria construída ao longo dos anos. “Sempre contamos com o apoio do Conselho, nas aprovações das matérias pela Comissão de Finanças e Orçamento e pelo próprio Plenário, bem como, entendemos ser importante o contraponto em alguns momentos, o que permite aprimorar e aperfeiçoar as políticas públicas de saúde”, finalizou Arpini.

Na oportunidade a Presidente do CMS Sônia Ferreira parabenizou o empenho e as ações realizadas pela secretaria, e colocou o colegiado à disposição para debates de relevância para a saúde de Erechim.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS