Ações marcam Outubro Rosa na região do Alto Uruguai

00

A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim e dos Escritórios Municipais, promoveu e participou com entidades parceiras de diversos eventos que marcam o Outubro Rosa na região do Alto Uruguai, com ações de prevenção e conscientização ao combate do câncer de mama.

 

Em Charrua a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na terça-feira (26/10) atividades na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Nesta ação, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar colaborou com o evento prestando orientações sobre o uso correto das plantas medicinais como promotoras de saúde. Também foi  distribuído e explicado sobre a elaboração e benefícios do sal temperado, usando condimentos e plantas nutracêuticas a fim de fortalecer o sistema imunológico através de uma alimentação saudável usando plantas como alho, salvia, manjericão, alecrim, tomilho, açafrão, entre outros. Mais de cem mulheres passaram pelo local e receberam orientações diversas sobre saúde preventiva, autocuidado e saúde da mulher.

 

Em Gaurama, a programação foi desenvolvida durante todo o mês, nos clubes de mães São Pedro, São Roque, São Marcos, Linha Nove, Alto Caçador, Linha Tonello, Linha 2 Baliza, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) com o envolvimento de mais de cem mulheres. Entre as ações, foi proporcionada a realização de exames preventivos de mama pela UBS. Os encontros foram animados com música, levando diversão e cultura nas tardes das programações. Elas também receberam lenços rosas e lanches. A promoção envolveu as   secretarias de Assistência Social, da Saúde, o Centro Referência e Assistência Social (CRAS) e Emater/RS-Ascar.

 

Na quarta-feira (27/10) houve eventos em três municípios. Em Jacutinga, foi realizada a 3ª Feira Rosa da Saúde, na Praça Germano Sitta, promovida pelas secretarias da Saúde e Assistência Social, visando promover o cuidado com a saúde física e mental das mulheres.  Durante a programação foram realizadas diversas oficinas voltadas ao público alvo, com espaço para promover o empreendedorismo feminino no município, tanto do meio urbano como do meio rural. Em Cruzaltense, as ações ocorreram com a blitz do Outubro Rosa na entrada da cidade. Foram distribuídos folderes informativos e educativos com a participação de secretarias municipais e entidades. Em Faxinalzinho, a atividade aconteceu na Praça da Matriz, com promoção da Secretaria da Assistência Social e apoio de outras secretarias e entidades. A ação contou a distribuição de material informativo e realização de autoexame.

 

Também houve programação em Benjamim Constant do Sul durante o mês de outubro com palestras para oito grupos de mulheres urbanas, rurais e indígenas, com temas voltados à autoestima, autocuidado e alimentação saudável. As mulheres participantes receberam flores e rizoma de açafrão para uso ou cultivo, numa promoção das secretarias Social e da Saúde.

 

Fotos Divulgação Emater/RS-Ascar

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS