Ações levam Severiano de Almeida atingir 99% de cobertura de vacinação contra sarampo e pólio

A soma de esforços rendeu o resultado almejado pela Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida. Com o fim da campanha de vacinação para imunização de crianças contra a poliomielite e o sarampo, o município atingiu nada menos que 96% de cobertura vacinal, bem acima da média nacional de 70%.

O dado estatístico só foi alcançado, destaca o secretário de Saúde do município, Dimas Aldino Dandolin, graças ao empenho de toda a equipe da Saúde da Família. “As atividades para que a gente atingisse este percentual, começou bem antes de as doses serem aplicadas”, explica Dimas.

Segundo o Secretário, os agentes de saúde trataram de trabalhar a conscientização dos pais e responsáveis em todo o município, tanto na cidade como no interior, orientando ainda para o agendamento da vacinação.

Depois, os integrantes do programa Saúde da Família visitaram casa por casa no interior, imunizando as crianças de 1 até 4 anos , 11 meses e 29 dias. “No Dia D (sábado, dia 18), então foi a vez da cidade. Tivemos, felizmente, um grande envolvimento dos pais e responsáveis, garantindo a imunização das crianças”, ressalta Dimas.

Com isso, se chegou ao índice de 99% de cobertura vacinal. “Isto é muito importante. É uma questão de conscientização. Quando achávamos que o sarampo estava controlado, a doença voltou a ter casos em todo o País. As pessoas acham que está tudo bem e não precisam mais vacinar, mas é bem pelo contrário, a erradicação de doenças como estas, só se dá pela prevenção. Foi muito bom ver a participação dos pais, a conscientização de todos, além do grande esforço da nossa equipe de Saúde que trabalharam muito para se chegar a este resultado”, completa o secretário Dimas.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS