Ações de prevenção ao Câncer Bucal

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira, 01, uma atividade de promoção e prevenção em saúde, alusiva ao Maio Vermelho – mês de luta contra o Câncer Bucal.

Os cirurgiões dentistas da Rede Municipal de Atenção à Saúde realizaram avaliações da cavidade bucal nas unidades básicas de saúde (10 unidades) durante todo o dia, 31, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal.

Para tanto, os usuários do sistema público de saúde não precisavam fazer o agendamento, somente acessar as unidades de saúde, tendo em vista que os cirurgiões dentistas estavam aptos para realizaram um questionário, exame clínico da cavidade bucal, elucidar possíveis duvidas e realizar os encaminhamentos devidos nos casos suspeitos.

O secretário de saúde, Jackson Arpini, que é cirurgião dentista de formação, acompanhou com o coordenador odontológico, da SMS, Anderson Pillon, os trabalhos que foram realizados na UBS Centro. Na unidade estavam realizando as avaliações os cirurgiões dentistas Simone Pagnoncelli e Claiton Tirello.

Para Arpini a procura foi aquém do esperado, tendo em vista os problemas decorrentes da mobilização dos caminhoneiros, a falta do transporte coletivo e a escassez de combustível. 

“A ação tem por propósito orientar a população com relação aos fatores de riscos e realizar, quando necessário, o diagnóstico precoce, o que aumenta muito as chances de cura da patologia”, pontua. 

Finalizou ressaltando que esse olhar para a prevenção do câncer bucal continua presente nas UBS, apenas, nesse mês é dado um enfoque especial para a importância do diagnóstico precoce.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS