Na tarde da última quarta-feira, 29 de maio, a Cassul Distribuidora recebeu uma visita técnica promovida pela ACCIE Jovem — braço jovem da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). A atividade foi liderada pelo presidente da ACCIE Jovem, Gabriel Gaeski Mársico, juntamente com a sua diretoria, Rodrigo Badalotti Felipetto, João Gabriel Vendruscolo, Talita Mazutti e Giulia Coimbra, e reuniu 30 associados interessados em aprofundar conhecimentos sobre gestão, logística e sucessão empresarial. O grupo foi recepcionado pelo proprietário da empresa, o empresário José Antônio Scussel, e pelo gerente Eliandro Rocha, colaborador com mais de 37 anos de trajetória dentro da empresa.
“É importante que possamos sair do campo teórico e observar de perto como grandes empresas se estruturam, inovam e superam desafios. A Cassul é um exemplo vivo disso”, destacou o presidente da ACCIE Jovem, Gabriel Mársico, na abertura do encontro.

DA IDEIA AO SUCESSO: O EMPREENDEDORISMO COMO MOTOR
A história da Cassul, fundada em 1983 pelos sócios José Scussel e Nelson Camerini, foi apresentada de forma detalhada, com destaque para os momentos de virada que moldaram o negócio. Eliandro compartilhou com os visitantes os primeiros passos da empresa, quando os fundadores atuavam como vendedores de insumos agrícolas. Com coragem e espírito empreendedor, decidiram abrir o próprio negócio — sem planejamento sofisticado, mas com muito trabalho e visão de futuro.
“Eles não tinham plano de negócios, mas tinham coragem e vontade. Começaram vendendo de porta em porta, comprando de um lado e revendendo de outro. Tudo na raça”, contou Elias.
EXPANSÃO, DIFICULDADES E RECOMEÇOS
A trajetória da empresa também foi marcada por momentos de dificuldade, como a crise financeira enfrentada em 1996. “A gente viu que só trabalhar não bastava. Era preciso ter gestão financeira. O aprendizado veio na marra, com união da equipe, sacrifícios e muito comprometimento”, relatou Eliandro.
A superação dessa fase crítica levou a empresa a dar um salto de qualidade e ampliar sua atuação. Em 1998, a Cassul iniciou a distribuição da marca Mars (detentora das marcas Pedigree e Whiskas), expandindo para Porto Alegre. Em 2011, no entanto, a direção optou por encerrar as operações na capital para focar na reorganização da matriz e no fortalecimento logístico em Erechim.
SUCESSÃO PLANEJADA E NOVAS GERAÇÕES
Outro ponto de destaque da visita foi o relato sobre o processo de sucessão, já iniciado com a participação ativa de Raquel, filha do sócio-fundador José Scussel, e de Guilherme, filho de Nelson Camerini. Ambos integram a gestão atual da empresa, atuando nas áreas financeira e de desenvolvimento de produtos e marcas próprias, respectivamente.
A Cassul conta hoje com mais de 300 colaboradores diretos e indiretos, possui cinco marcas próprias e uma operação logística robusta, com frota própria e sistemas de controle e rastreamento de pedidos de ponta.
TECNOLOGIA E LOGÍSTICA: PILARES DE CRESCIMENTO
Durante a visita, os empresários conheceram o moderno sistema de gestão utilizado pela Cassul, com destaque para o software WMS, que organiza todo o processo de armazenagem, separação e expedição dos produtos. Eliandro e a equipe demonstraram como as cargas são planejadas em tempo real, com ferramentas que analisam rotas, viabilidade de entrega, composição de carga e performance dos motoristas.
A empresa também enfrenta os desafios da legislação de transporte de produtos perigosos e mantém rigoroso controle sobre documentação e licenças exigidas por órgãos como FEPAM, IBAMA e IMA.
PROPÓSITO COLETIVO E CULTURA EMPRESARIAL
Ao final da visita, os jovens empresários puderam conhecer o propósito institucional da Cassul, construído com a participação direta dos colaboradores: “Estar presente no cliente, levando soluções com qualidade e rapidez”. O propósito está representado simbolicamente por um quebra-cabeça, onde cada peça simboliza um setor da empresa — reforçando a ideia de que o sucesso coletivo depende da integração e do comprometimento de todos.
UM LEGADO EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO
A visita técnica promovida pela ACCIE Jovem proporcionou aos participantes não apenas um mergulho na estrutura e operação da Cassul, mas também uma verdadeira aula de gestão baseada na experiência prática, na superação de desafios e na preparação para o futuro. “A Cassul mostrou que inovação, resiliência e envolvimento humano são pilares que sustentam negócios duradouros. Saímos daqui inspirados”, resumiu Gabriel Mársico ao final do encontro.
O evento contou com patrocínio das empresas: 182 Brindes e Sabores de Maria.
Por: Maria Lucia Carraro Smaniotto
CopyDesk Jornalismo & Marketing