ACCIE Jovem promove Painel Mulheres Empreendedoras

Lições poderosas de empresárias de sucesso servem de inspiração e motivação

Diretoria da ACCIE Jovem com as painelistas

 

Lições poderosas de superação, coragem, tenacidade, paixão, inovação e sucesso. Assim foi o Painel Mulheres Empreendedoras promovido pela ACCIE Jovem na noite desta terça-feira, 1º de agosto, no Prime Lounge. Três histórias inspiradoras das empresárias Luciana Tonin (Via Gelato), Ana Paula Picolo (Barão Erva-Mate e Chás) e Rejane Cibulski (Maév Esmalteria) cativaram o público presente, predominantemente feminino. Mediando o painel a competente jornalista Talita Lorenzetti, especialista em Marketing e Branding e criadora do Clube VMM – Vivendo Minha Marca.

Abriu o evento, o vice-presidente da ACCIE Jovem, Vanderlei Caminatti, que agradeceu a presença de todos, desejando que a noite fosse de muito conhecimento. Falou sobre o objetivo da ACCIE Jovem de compartilhar conhecimento, experiências e cases de sucesso para que sirvam de insights para os negócios e carreiras dos participantes.

 

PROFUNDO CONHECIMENTO EM ERVA-MATE

Ana Paula Picolo, da Barão Erva-Mate e Chás, iniciou sua manifestação relatando um pouco sobre a história da indústria, uma empresa familiar que iniciou em 1951, com o plantio da erva-mate, passou pela erva-mate artesanal até chegar à indústria, por meio da mecanização. Ana Paula iniciou sua trajetória na empresa muito nova, com 17 anos, destacando que foi isso que lhe moldou, tornando-a a pessoa que é hoje. Engenheira de Alimentos e com pós-graduação em Gestão Industrial, afirma que tudo o que estudou e tudo que faz é pela erva-mate. Remodelou todo o controle de qualidade da empresa e inovou no marketing digital, por meio de uma loja online. Em uma viagem à Itália, trouxe e ideia de produzir chá em cápsulas, sendo a primeira empresa a lançar este produto no mercado. De acordo com Ana Paula, o consumo do chimarrão é cultural, e o grande desafio é manter a cultura por mais 70 anos, fazendo com que se consuma erva-mate de várias formas.

 

VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO

Rejane Cibulski, proprietária da Maév Esmalteria, iniciou sua vida profissional como manicure e, hoje, após 15 anos, se inspirando em outras empresas e trazendo o ramo do empreendedorismo para a família, está entrando na área de franchising, já com uma franquia aberta, cuja franqueada iniciou na empresa. Conta com duas unidades da Maév Esmalteria, uma no centro e outra no Bairro Três Vendas, realizando de 800 a 900 procedimentos por mês. Iniciar a empresa teve um objetivo, valorizar a profissional de manicure. Com menos de um ano e já com uma franquia aberta, Rejane reconhece que muitos processos ainda estão sendo validados, mas os planos de expandir são grandes. “Inicialmente na região, para valorizá-la”, afirmou. Outro desafio, é que está agregando outros procedimentos ao negócio, na área de estética facial.

 

PAIXÃO PELA ALQUIMIA

Luciana Tonin, proprietária da Via Gelato, uniu a arquitetura com a gastronomia, após uma viagem a Milão, na Itália, tendo como inspiração o gelato italiano, que não é a mesma coisa que sorvete, segundo ela. Participou de capacitações e proporcionou treinamentos a seus colaboradores, como Coffee Lab e Escola de Sorvete e realizou um estudo de mercado com o Sebrae. Trouxe a Erechim um mestre sorveteiro para agregar conhecimento. Seu propósito com a Via Gelato é proporcionar à cidade e região experiências gastronômicas novas que até então não existiam. “Mudar o conceito, Erechim tem espaço para coisas boas, por isso é necessário valorizar o que temos”, afirmou. Apaixonada pela alquimia dos alimentos, Luciana está permanentemente buscando novidades em São Paulo e outros centros maiores.

 

NÃO É FÁCIL EMPREENDER

Todas as painelistas afirmaram que não é fácil empreender, é necessário trabalho duro, perseverança, coragem e espírito empreendedor. Segundo elas, a parte mais difícil de empreender é lidar com as pessoas e criar a cultura da própria empresa, criar processos claros e estar permanentemente em atualização, seja nas práticas de negócios ou apenas no conhecimento, buscando inovações e gerando experiências boas para os clientes. O Painel Mulheres Empreendedoras se constituiu de palavras que servem de inspiração, motivação e combustível para ajudar em momentos difíceis e de superação. O evento contou com o apoio do Sicredi e Prime Lounge.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS