Acampamento Farroupilha inova com Festival Gastronômico, além de cultura gaúcha, shows, prova morfológica e enduro equestre

 

O 11º Acampamento Farroupilha de Erechim, que será realizado de 13 a 22 de setembro, no Parque da ACCIE, trará uma grande inovação neste ano, com a realização do Festival Gastronômico. A novidade foi anunciada no final da tarde desta terça-feira, durante a realização da primeira reunião com os responsáveis pelos galpões que já confirmaram sua presença no evento, pelo presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, ao lado da coordenadora da 19ª Regional Tradicionalista do MTG, Cleusa Sotoriva, e do representante da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, Marco Aurélio Pedott.

No Festival Gastronômico serão servidos pratos típicos do solo gaúcho. No sábado, dia 14, à noite, será a vez de Assados de Porco Pizza, Paraguaia e Nova Itália e acompanhamentos, que serão preparados por uma equipe de Severiano de Almeida; no dia 15, domingo, ao meio dia, serão servidos Assados de Ovelha; no dia 19, quinta-feira, à noite, serão Assados de Frango (Primo Canto), preparados pelo secretário Barp e amigos; e no dia 20, ao meio dia, será a vez de Costelão e assados diversos com cortes especiais, todos com acompanhamentos saborosos. Os valores serão individuais e através de aquisição de passaportes, que em breve estarão à disposição da comunidade. O Festival acontece no Polo de Cultura, assim todos os shows serão realizados neste local.

Outra novidade anunciada foi o Celeiro dos Assados, um espaço gastronômico com carnes grelhadas selecionadas pelo próprio cliente, com acompanhamentos da culinária gaúcha e opção de sopa de agnoline. Todos as carnes serão assadas em um único local, inclusive os costelões, perto da escadaria de acesso ao Parque.

Também neste ano, o Acampamento Farroupilha irá contar com a participação do NAUCCC – Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalo Crioulo – com a realização de Exposição de Cavalo Crioulo, Prova Morfológica, Balcão de Negócios e o Enduro Equestre, este não somente para cavalo crioulo, mas para todas as raças.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O tradicional Fandango do AF, que sempre acontecia no dia 19 de setembro, neste ano será realizado no dia 13, no CTG Sentinela da Querência, com o Grupo Cordeona, sendo a entrada 5 Kg de alimentos, que serão entregues ao Mesa Brasil, mais uma vez parceiro do AF de Erechim, com posterior entrega às entidades assistenciais do município.

A abertura do AF está marcada para o dia 14 de setembro, às 16h, sendo que às 22h acontece o show com o grupo Compasso Fandangueiro. No dia 15, acontece o FestiArt; dia 16, a Gincana Cultura, nesta edição sendo realizada em apenas um dia, e a Missa Crioula. No dia 17, será realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura e, no dia 18, o Baile da Melhor Idade com animação dos Gaudérios de Erechim. Nos dias 21 e 22, acontece o Campeonato de Bocha Campeira.

Todos os shows do AF acontecerão no Polo de Cultura: Dia 15 – Delcio Tavares; Dia 17 – Quatro Gaudérios; Dia 18 – Porteira; Dia 19 – Cristiano Quevedo; Dia 20 – Coração Gaúcho e Tomaz Machado; Dia 21 – Chiquito e Bordoneio; Dia 22 – The Allpargatas. Este ano, mais uma vez, o patrocinador cultural é o Master Supermercados.

ATRAÇÕES PERMANENTES

Durante os 10 dias do evento, serão atrações permanentes que o público visitante poderá desfrutar: oficinas culturais para o público estudantil, mateada, mercado Master, 3ª Feira do Artesanato, Comércio e Indústria, Exposição sobre cultura gaúcha, praça de alimentação, parque de diversões infláveis e muitas surpresas.

ACAMPAMENTO LIXO ZERO

Durante a reunião foi lançado o desafio de realizar um Acampamento Farroupilha Lixo Zero, que foi aceito por unanimidade, com orientações e acompanhamento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e URI Erechim. Será mais uma inovação para marcar mais uma edição de grande sucesso do Acampamento Farroupilha de Erechim que tem organização da ACCIE, 19ª RT e Prefeitura de Erechim.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS