Acadêmicos de Fisioterapia da URI participam de palestra sobre oportunidades de intercâmbio 

O Coordenador do Núcleo de Intercâmbio da URI, Ricardo Luiz Pasini, realizou no último dia 25 de agosto, uma palestra informativa para os estudantes do Curso de Fisioterapia, apresentando as oportunidades de intercâmbio e destacando a importância dessa experiência na vida acadêmica.

A Universidade, por meio do Núcleo de Internacionalização (NIURI), tem como principal objetivo qualificar a instituição e disponibilizar à comunidade acadêmica experiências internacionais em todos os níveis de ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa busca promover o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.

De acordo com Pasini, os intercâmbios permitem que os acadêmicos estudem em instituições estrangeiras, adquiram novas experiências, estabeleçam redes de contatos e conheçam diferentes culturas. Viajar e estudar em outro país é muito mais do que uma oportunidade acadêmica: é uma vivência transformadora, que amplia horizontes e marca a trajetória de qualquer estudante.

Além do acesso a novas metodologias de ensino e pesquisa, os participantes desenvolvem competências como autonomia, resiliência, empatia e adaptação. A convivência em outra cultura e em outro idioma fortalece não apenas a formação acadêmica, mas também habilidades pessoais essenciais para a vida e para o mercado de trabalho.

Para a coordenadora do Curso de Fisioterapia, Professora Janesca Mansur Guedes, o intercâmbio vai além do currículo: “Mais do que um investimento acadêmico, o intercâmbio forma cidadãos do mundo, que retornam com novas ideias, contatos e experiências que enriquecem tanto a vida pessoal quanto a acadêmica.”

Por Comunicação URI

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS