Acadêmicos de Fisioterapia da URI conhecem centro de referência em reabilitação neurológica

Estudantes do Curso de Fisioterapia da URI realizaram, no dia 05 de maio, uma visita técnica à Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo (ACD). A atividade teve como objetivo proporcionar vivências aos acadêmicos sobre a estrutura e dinâmica de trabalho de um centro de referência multiprofissional em reabilitação neurológica, contribuindo com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fisioterapia em Pediatria I e II e Estágio Supervisionado Ambulatorial (pediatria) com as Professoras Bruna Lis Briani e Karine Angélica Malysz.

A ACD é uma associação sem fins lucrativos que presta serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), configurando-se como um Centro Especializado em Reabilitação (CER) nível IV, que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, em quatro modalidades de reabilitação: auditiva, física, visual e intelectual. Além disso, é habilitada como “Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo”. A reabilitação se dá através de uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, médicos, entre outros.

A Associação atende uma ampla região de municípios, incluindo Erechim. Conhecê-la, contribuiu não somente na visualização prática de muitas questões vistas em sala de aula e na ampliação do olhar através da ótica de uma equipe multiprofissional, mas também no entendimento dos fluxos de atendimento, especialmente no que se refere à encaminhamentos de pacientes. Foi possível, ainda, referenciar os pacientes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da URI Erechim no que tange à concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS