Acadêmicos de Educação Física da URI promovem um Flash Mob

Com o objetivo de estimular a prática regular de atividades físicas para a população em geral, os acadêmicos do Curso de Educação Física da URI (turmas 2019, licenciatura e bacharelado), apresentaram, na noite de terça-feira, 5, no pátio interno da Universidade, um Flash Mob.

Essa atividade foi desenvolvida em conjunto entre as disciplinas de Atividade Física e Saúde, Educação Física Inclusiva e Saúde e Atividade Física, coordenada pelas professoras Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Elisabete Patrícia Gallina.

A iniciativa também teve a participação dos integrantes do projeto de basquete em cadeira de rodas, do Curso de Educação Física, que é coordenado pelo professor Bruno Faleiro. Ele reforçou a importância de atividades como essas que estimulam a prática de exercícios físicos para toda a população, bem como, a possibilidade da inclusão em qualquer atividade física, exercício físico e prática esportiva.

Os alunos optaram por desenvolver o Flash Mob como trabalho por ser um evento em que um grupo de pessoas é mobilizado desde a criação até a apresentação, em que se iniciam aglomerações instantâneas em locais públicos, geralmente através da dança, que possui um grande impacto e transmite uma informação à sociedade.

O Flash Mob apresentou encenações e danças dos anos 90 até os dias atuais, resgatando a cultura, utilizando uma pequena palavra, mas que causa um grande impacto e expõe um recado importante para as pessoas: “EXERCITE-SE!”

Para a acadêmica Larissa Tressi, “foi um projeto gratificante de ser realizado, pois em cada ensaio a turma foi se conectando e evoluindo. Todos os acadêmicos se envolveram e acreditaram em uma mobilização para incentivar a prática de atividade física de uma forma dinâmica e atrativa”.

Já o acadêmico João Pedro Pereira relata que “o Flash Mob é sinônimo de arte, descontração e atividade física”, enquanto o  acadêmico Jonatan Rakoski disse que “as atividades realizadas são importantes para o incentivo e a promoção da informação sobre a importância que a atividade e o exercício físico têm na qualidade de vida e saúde da sociedade em geral. A organização desse Flash Mob teve a mobilização de um grande grupo de pessoas com um único objetivo: destacar a importância da atividade física como também da inclusão das pessoas com deficiências”.

Durante todo o semestre, foi discutido sobre a importância da atividade física e os benefícios que trazem para as pessoas. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2021) recomenda a prática de 150 a 300 minutos de atividades físicas, com uma intensidade moderada por semana para os adultos. Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física, de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, com a maior parte dessa atividade física, de forma aeróbia.

Segundo a OMS (2021), a atividade física proporciona benefícios para a saúde da população adulta, tais como, a diminuição da mortalidade por todas as causas, a redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, a redução da incidência de hipertensão e da incidência de alguns tipos de cânceres, bem como, da incidência do diabetes tipo 2; melhora da saúde mental (com a redução dos sintomas de ansiedade e depressão); melhora da saúde cognitiva e o sono. Cabe reforçar que a atividade física e o exercício físico devem sempre ser orientados por um profissional de Educação Física, salienta a coordenadora do Curso, Alessandra Dalla Rosa da Veiga.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS