Acadêmicos de Direito da URI realizam Júri Simulado

A prática de júri simulado, em especial no curso de Direito, pode ser considerada como uma ferramenta didático-metodológica que materializa os princípios da metodologia ativa. Por meio do júri, os alunos são incentivados a pesquisar sobre um tema, refletir criticamente sobre ele, organizar ideias e expressá-las de uma maneira clara e estruturada. Além disso, eles podem aprimorar habilidades de argumentação, expressão oral e, principalmente, de respeito com relação às ideias e posicionamentos distintos.

Com base nesses pressupostos, os acadêmicos do curso de Direito da URI Erechim realizaram, na quarta-feira, 6, um júri simulado, no âmbito da disciplina de Comunicação e Expressão, ministrada pela professora Mariele Zawierucka Bressan. O tema central girou em torno do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis, em que o personagem Fortunato torna-se réu, acusado de assassinato.

Os estudantes foram divididos em dois grupos: acusação e defesa e, como jurados, estavam presentes alunos de Arquitetura e Urbanismo e Psicologia da Universidade.

Além de ser uma metodologia ativa, a prática de júri simulado proporciona a cooperação entre os alunos, a interação com colegas do curso e de outras áreas do saber, além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e expressão.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS