Acadêmicos de Direito da URI realizam intercâmbio na Itália

Dois acadêmicos do Curso de Direito da URI Erechim estão participando de um intercâmbio na Itália, através do Programa de Internacionalização que a Universidade mantém com instituições de ensino superior de outros países. Leopoldo Bertolla Reisner, do 8º semestre diurno, e Leonardo Jantara, do 8º semestre noturno, estão desde agosto na Universidade de Perugia onde irão desenvolver estudos até fevereiro do ano que vem. A Universidade de Perúgia, localizada na região de Úmbria, foi fundada em 1308 pelo Papa Clemente V e possui 12 mil alunos.

Inicialmente, os acadêmicos ganharam uma bolsa de um curso de italiano cujas aulas tiveram início ainda no dia 02 de setembro na Università per Stranieri di Perugia, com a presença de alunos de diversos países, como Alemanha, Bélgica, China, Espanha, França, Hungria, México, Polônia, Suíça, bem como outros dois estudantes do Curso de Direito da PUC do Rio de Janeiro.

As aulas do Curso de Direito na Università degli Studi di Perugia, Dipartimento di Giurisprudenza, começaram no dia 18 de setembro. Os acadêmicos estão inscritos em três matérias: Diritto Ecclesiastico e Canonico (aula em italiano), Diritto Pubblico Comparato e Transnazionale (aula em italiano) e European Private Law (aula em inglês). Cada matéria contém 09 créditos, totalizando 06 períodos por semana de cada disciplina.

No primeiro dia, participaram do “Erasmus Welcome Days” no qual todos os estudantes de mobilidade internacional receberam boas-vindas pelos organizadores e estudantes do Programa Erasmus, que é um acordo da União Europeia que concede bolsas de estudos e auxílio financeiro aos estudantes europeus, a fim de contribuir para o crescimento, o emprego, a equidade e a inclusão social do povo europeu.

Segundo Leonardo, “a cidade de Perugia apresenta uma atmosfera singular, mesclando uma arquitetura medieval com os recursos de um país de primeiro mundo. A ótima gastronomia local e as vastas atrações de cunho cultural tornam a rotina ainda mais interessante. Em relação à universidade, merece destaque o ótimo atendimento e auxílio prestados, bem como o alto nível acadêmico dos professores. Assim, essa será uma experiência que, sem dúvida, ficará gravada entre as minhas melhores memórias.”

Para Leopoldo, “realizar um intercâmbio é a concretização de um sonho que cultivo desde o Ensino Médio concluído na Escola de Educação Básica da URI Erechim quando tive a oportunidade de estudar com uma intercambista da Alemanha. Aliás, a partir do momento em que iniciei o Curso de Direito já considerava participar dos programas de mobilidade internacional oferecidos pela Universidade, de modo que obtive êxito na seleção realizada ainda no começo deste ano. O intercâmbio para Itália, em que pese ainda esteja em seu começo, já está sendo muito proveitoso. O convívio diário com estudantes de diversos países, utilizando o inglês e o italiano para conversação, bem como para o estudo das matérias escolhidas, proporciona uma completa experiência de imersão no mundo acadêmico. Além do mais, cursar matérias como Direito Comparado e Direito Canônico é de grande valia para uma melhor análise do Direito como regulador e formador da sociedade, assunto que sempre chamou minha atenção”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS