Acadêmicos de Biologia da URI realizam atividades de campo

          Alunos do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado (turma 2016) realizaram no final de semana, dias 04, 05 e 06, de atividades práticas dentro da disciplina de Ecologia de Campo, ministrada pelos professores Tanise Sausen e Vanderlei Decian. A disciplina utiliza metodologias ativas que envolvem a proposição de um plano de pesquisa, seguida pela elaboração e apresentação de projeto de pesquisa e sua execução com coleta de dados biológicos e ambientais em campo.

        Os trabalhos foram realizados no Parque Estadual das Araucárias, localizado nos municípios de São Domingos e Galvão, em Santa Catarina, sendo enquadrada como uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral. Durante esse período, os acadêmicos realizaram experimentos de avaliação da distribuição de epífitas fanerogâmicas em relação ao efeito de borda, caracterização da vegetação arbórea regenerante em áreas de taquaral e de vegetação em estágio avançado de sucessão e também da fauna de Hymenoptera em áreas em estágio inicial e avançado de sucessão.

        A atividade de campo finalizou com a apresentação dos resultados para a equipe de gestores do Parque e para os professores que ministram a disciplina. As próximas etapas da disciplina envolvem a elaboração de um artigo científico. Os professores destacaram que essas atividades proporcionam aos alunos a aplicação de conceitos das diferentes disciplinas do curso, bem como a vivência em Unidades de Conservação, o que proporciona aos alunos uma qualificada formação acadêmica.

        O Curso de Ciências Biológicas Bacharelado foi recentemente contemplado com o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Biologia na Edição 2019 demonstrando a importância da vivência teoria/prática realizada no decorrer do curso.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS