Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da URI são premiados em concurso

Um dos serviços que o arquiteto e urbanista pode desenvolver é o projeto de arquitetura de interiores. É importante frisar que a arquitetura de interiores consiste em um projeto detalhado do espaço para adequação às necessidades específicas das pessoas que o utilizam, incluindo intervenções estruturais, demolição ou construção de paredes, instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, dentre outros elementos. E que se difere da decoração, que é o simples arranjo interno de mobiliário, cortinas e elementos que não alterem o espaço arquitetônico ou as instalações elétricas e hidráulicas.

Por isso, neste primeiro semestre, as professoras da disciplina de Arquitetura de Interiores, Natalia Nakadomari Bula e Roberta Grendene, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, em parceria com a Construtora Fiebig, promoveram o concurso interno de arquitetura de interiores HAUS109.

Além disso, os estudantes puderam realizar uma visita guiada aos apartamentos decorados e participar de um workshop de automação residencial, ministrado pelo Engenheiro de Automação, Guilherme D’Agostini Annes, da Domum Tecnologia.

A atividade foi importante para aproximar os acadêmicos da realidade do mercado de trabalho. Foram construídos perfis distintos de clientes, que foram sorteados entre os estudantes. A partir da análise dos perfis, eles puderam simular algumas etapas de projeto, tais como: briefing (síntese de necessidades e gosto dos clientes); consultoria (para aquisição da unidade habitacional que melhor atende às necessidades dos clientes); estudo preliminar (lançamento das primeiras ideias de projeto); anteprojeto (projeto de layout com determinação dos espaços e mobiliários destinados a cada atividade, paginação de piso e revestimentos, projeto de forro e iluminação, pontos de instalações, dentre outros).

A acadêmica Gabriela Knapik Vaccaro foi a vencedora do concurso com um projeto para designer de 30 anos, de gênero não-binário, com o trabalho em home office e seu gato de estimação. Em seu projeto, Gabriela integra a varanda com ótimo aproveitamento de área interna.

O concurso também entregou uma Menção Honrosa ao acadêmico Gabriel Campos, com o projeto para um aposentado, com hábitos de prática esportiva e torcedor do Ypiranga. O projeto de Gabriel tem foco na praticidade para as tarefas diárias com boa setorização.

O julgamento do concurso foi realizado pelos arquitetos e urbanistas Letícia Fiebig, Marlon Miozzo, Raiane Balestrin Bez e Daniela Rosin, as duas últimas diplomadas do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim, que fizeram a entrega da premiação à Gabriela. Já Gabriel recebeu o prêmio das mãos de Magali Cavagni, acadêmica do Curso de Engenharia Civil, e Fernanda Gevinski, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS