Acadêmica e professor de Direito da URI apresentam artigos em Congresso Internacional

A diplomada do Curso de Direito da URI Erechim, Simone Paula Vesoloski, que colou grau no dia 5 de fevereiro deste ano, e o professor Luciano Alves dos Santos, participaram, por meio das plataformas digitais, do IV Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional que contemplou também o XI Seminário Internacional de Defesa do Consumidor. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Direito, da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, através do Balcão do Consumidor.

O Congresso contou com o apoio da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Universidad Autónoma de Coahuila, Universidad de Sevilla, Univesidad di Valência, Universidad de Burgos, Universitá Degli Studi di Reggio Calabria Mediterranea, Universidad Nacional de Catamarca, Universidad Libre Comobia, Sapienza Universitá di Roma, Universidade Federal de Santa Maria, Univali, Escola de Direito Dom Helder, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNOChapecó, UCS, UFSC, UNISC, UFRJ, UNOESC, URI Santo Ângelo, entre outras instituições.

A acadêmica e o professor tiveram dois artigos aprovados e apresentados. Um deles tratou sobre “Covid-19: a nova realidade contextualizada nas relações de trabalho e as expectativas vislumbradas no pós-pandemia’ e o outro versou sobre “Ensino Jurídico: (re)adaptação do modo e do método de ensinar sob um novo olhar e sob a urgência de adequação em plena pandemia”.

O Congresso teve por objetivo criar um ambiente de discussão e interação acerca dos fundamentos da jurisdição constitucional, do papel do Estado na consecução de políticas públicas, da democracia no paradigma do Estado Constitucional contemporâneo sob o prisma de uma teoria dos direitos fundamentais.

A acadêmica Simone Paula Vesoloski ressalta que foi importante mostrar, desde os primeiros semestres, trabalhos, artigos e resumos em eventos: “Apresentar as pesquisas produzidas por mim e orientadas pelos professores(as) foi muito gratificante. Demonstrar e explanar o resultado dessas pesquisas nos congressos e seminários ampliou não só o meu conhecimento mas oportunizou e ofereceu a outros pesquisadores uma percepção distinta a respeito dos eixos temáticos pesquisados. Essa troca de conhecimento transforma o modo de pensar e contribui para uma visão mais crítica e argumentativa, além de levar o nome da URI para outras instituições que me enche de orgulho e estímulo em pesquisar mais.”

Já o professor Luciano Alves dos Santos destaca a importância da iniciação científica no Curso de Direito, “que propicia aos alunos uma visão mais ampla e prática do desenvolvimento da pesquisa, bem como da análise de problemas reais enfrentados pela sociedade”.

Por Assessoria de Comunicação 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS