Durante abertura da ExpoErechim, na última quinta-feira (2), pela movimentação dos políticos e as manifestações de outros, deu para sentir quem serão os candidatos à prefeito em 2024 e os que não serão. O prefeito Paulo Polis MDB é um dos pré-candidatos ao natural à prefeitura. Anacleto Zanela PT, é outro que já manifestou que será candidato ao palácio municipal.
Anaximandro Zambonatto – Republicanos demonstrou interesse em se candidatar à prefeitura durante a ExpoErechim. Anax circulou sempre acompanhado da presidente do seu partido Berenice Didone, mesmo depois do seu partido ter sido convidado a deixar o palácio, ele estava muito ativo durante a feira e mostrando um comportamento diferente do habitual ao cumprimentar e abraçar as pessoas com um sorriso largo.
Parece que o Claudio Pagliosa (Dodo) não pode comparecer à abertura da feira porque estava em um casamento no litoral catarinense. No entanto, ele já afirmou em entrevista à Rádio Cultura que será candidato à prefeito.
Parece que o Paparico – PL, especulado como candidato à prefeito de Erechim, estava um pouco retraído durante a feira. Pelas entrevistas concedidas à Rádio Cultura e em seu pronunciamento na abertura da Expo, ficou claro que ele deverá buscar uma candidatura a deputado federal.
É interessante observar que há um movimento entre as lideranças empresariais em Erechim, defendendo que o Paparico seria um nome forte para concorrer a deputado federal em 2026, devido à sua abrangência eleitoral. Este também é o desejo do prefeito Polis que já concorreu a deputado federal e ficou fora por 1.800 votos.
Por estas e outras razões que Paparico, que não é bobo, deverá ficar de fora e continuará com seu discurso que está sofrendo pressão, mas não será candidato à prefeito.
Ainda é muito cedo para afirmar quem será candidato, mas este é o cenário que se desenhou no momento e que ficou mais claro durante a Expo. O cenário atual indica que o Paparico não será candidato a prefeito, mas é importante acompanhar os desdobramentos e aguardar por possíveis mudanças.