Aberto Fórum Regional de Educação de Ipiranga do Sul com apoio da URI

Com a presença de diversas lideranças regionais, entre elas, o Diretor Acadêmico da URI Erechim, Adilson Stankiewicz, e o prefeito Mário Ceron, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 4, o II Fórum Regional de Educação de Ipiranga do Sul. A URI Erechim está apoiando a realização do evento, através dos professores Carlos Antônio da Silva, Idanir Ecco e Jaqueline Enricone, da área de Ciências Humanas, que fazem parte da Comissão Organizadora e Científica. O evento, que engloba também o V Fórum Municipal de Educação, tem como temática “Descobrir, aprender e encantar: transformações educacionais”, objetivando fomentar a formação de professores, gestores do sistema público e privado de ensino e comunidade escolar, além de debater sobre as relações família e escola.

O lançamento do livro “Temas Contemporâneos em Educação: Reflexões, Perspectivas e Desafios”, da Edifapes da URI, mereceu destaque na abertura do encontro que conta com a participação de professores e acadêmicos da região Alto Uruguai. A obra, que tem a apresentação do Reitor Arnaldo Nogaro, foi organizada pelo professor Idanir Ecco, coordenador do Curso de Pedagogia.

O professor Idanir, ao usar da palavra no lançamento do livro, citou o poeta e filósofo cubano José Martí Pérez, que escreveu: “Na vida, cada pessoa deve fazer três coisas: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.” Idanir disse que já fez isso tudo e concluiu ser uma etapa fácil. “O difícil mesmo é criar um filho, regando uma árvore e lendo um livro, isto é, educar, trabalhar e estudar, de forma concomitante”, lembrou ele. Para o professor, “esse foi um momento de alegria e gratidão, pois estamos tendo a oportunidade de socializar este trabalho coletivo com pessoas que sonham em educar seres humanos”.

O trabalho conta com a participação de textos escritos pelas alunas do Curso de Pedagogia, Leandra Sacon, Michele Santa Catarina, Louise Cerqueira Feijó, Rochana Basso, Francine Fontana e Bruna Milena Romanowski, conjuntamente com os professores Idanir Ecco, Franciele Fátima Marques e Carlos Antônio da Silva. O livro, editado pela EdiFapes, tem como objetivo dar visibilidade ao conhecimento produzido na Universidade.

Outro destaque da obra são as ilustrações criadas pela estudante Lídia Ramos da Silva, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamiro Guimarães, do município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis.

O prefeito Mário Luiz Ceron salientou a importância do lançamento da obra. “Isso mostra a importância que a URI está dando ao nosso Fórum Regional”, destacou, salientando, ao mesmo tempo, os investimentos realizados em prol da educação do município. “Todos sabem que a educação é prioridade para nós, pois só crescemos através dela”, disse.

O Fórum de Educação de Ipiranga do Sul, que segue até sexta-feira, 6,  tem como temática “Descobrir, aprender e encantar: transformações educacionais”, objetivando fomentar a formação de professores, gestores do sistema público e privado de ensino e comunidade escolar, além de debater sobre as relações família e escola.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS