Aberta a XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas

Nesta terça-feira tem Sarau Cultural e Artístico no Salão de Atos da Prefeitura

Com o toque da sineta, feito pela Patrona Débora Suélen Mattana, iniciou nesta segunda-feira, 11, a 21ª edição da Feira do Livro que tem como temática: Getúlio Vargas uma Cidade Leitora. Nesta edição, a Feira estará ocorrendo de forma descentralizada, com parte da programação sendo realizada junto ao Salão de Atos da Prefeitura, Auditório da Unideau, Rádio Abaúna, escolas municipais e Acampamento Farroupilha, que também concentra os estandes de comercialização de livros, sob a responsabilidade da Livraria Klein, nos dias 12 e 13 de abril.

A abertura oficial da XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11, na presença de autoridades, convidados e comunidade. Presentes o prefeito Mauricio Soligo; o Vice-Prefeito, Elgido Pasa, o vereador Sérgio Lima, representando o Poder Legislativo; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto em exercício, Rosana Bertella; a Patrona da XXI Feira do Livro, Débora Suélen Mattana; representando a Comissão Organizadora da Feira do Livro, Prof. Ivonei Grolli e Márcia Beladelli. Também presentes o Patrono da Feira do Livro de 2008, Neivo Ângelo Fabris; secretários municipais, além de professores, estudantes e comunidade em geral.

A solenidade teve início com a divulgação do evento pelos Mascotes Leiturildo (Samuel Pomorski de Souza) e a Leiturilda (Bianca Oleksinski Maria), que, logo após, recebeu da secretária de Educação em exercício, Rosana Bertella, um presente pela ilustração feita para esta edição da Feira do Livro. Em seguida, foi feita a apresentação da Patrona da Feira, Débora Suélen Mattana.

PRONUNCIAMENTOS

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto em exercício, Rosana Bertella, em seu pronunciamento destacou a importância do evento estar sendo no formato presencial, depois de dois anos sem a sua realização em razão da pandemia. “Tem coisas que só valorizamos depois de a perdermos”, ressaltou, acrescentando que a Feira do Livro é algo que precisamos vivenciar. Segundo ela, para concretizar o tema da feira, “Getúlio Vargas uma Cidade Leitora”, é importante ter contato com os escritores, os livros, a leitura e com as atividades culturais. Ao finalizar desejou que os objetivos do evento sejam todos alcançados.

A Patrona Débora Suélen Mattana falou estar honrada e emocionada em ser a Patrona da Feira do Livro de Getúlio Vargas. Agradeceu à Secretaria de Educação, aos professores e ao prefeito pelo convite. “Como todos sabem, são sempre pessoas talentosas que recebem essa honra, admito que me imaginava mais velha, estando aqui onde estou agora recebendo o reconhecimento dos meus esforços literários. Portanto, agradeço do fundo do meu coração essa oportunidade, e espero estar à altura das suas expectativas”, afirmou.

Segundo ela, seu primeiro livro começou a escrever com dezenove anos, e finalizou no final da faculdade entre seus 24 e 25 anos. Hoje ela tem oito livros publicados, duas poesias pela Chiado, quatro antologias, e dois livros solos, e até republicações. Disse ter orgulho desses projetos, e espera contar com o apoio de todos para seu próximo livro, que em parte se passará em Getúlio Vargas. “Quero trazer nossa cultura para que outros conheçam e também se apaixonem por esta cidade, que é meu grande amor e minha casa. Na realidade sempre amei ouvir e contar histórias. Escrever é algo nobre e recompensador, e tive o apoio da minha família para seguir meus instintos. Assim como espero que vocês sigam os de vocês”, afirmou aconselhando a todos: “acreditem em si mesmos”.

O prefeito Mauricio Soligo falou acreditar que com a pandemia muitas pessoas tiveram oportunidade de se reencontrar com os livros. Por isso, o Governo Municipal não poderia deixar de realizar esta edição da Feira do Livro, “para nos encontrarmos com a nossa cultura”. Disse estar orgulhoso de a Patrona ser uma pessoa tão jovem, que encanta a todos que estão ao seu lado. “Nos orgulha você ser getuliense”, sentenciou. Soligo reforçou a importância de todos se desafiarem, retornarem o gosto pela leitura e descobrirem a sua importância.

CONVERSA COM AUTORES

Após a abertura oficial, foi a vez da atividade “Conversa com Autores”, onde participaram a

professora Consuelo Piaia, Alvenir Antonio de Almeida, David Anderson Zanoni e Débora Suélen Mattana. Foram momentos importantes onde cada um expôs um pouco da sua trajetória até chegarem a serem escritores.

À tarde, em algumas escolas de educação infantil do município, teve Contação de histórias descentralizada com o grupo Constelações e Sorrisos e os Mascotes da Feira: Leiturildo e Leiturilda.

À noite aconteceu o Cinefórum, com o filme: “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”, tendo como debatedor o Prof. Dr. Adriel Scolari, da Unideau. O eventoi foi realizado no Salão de Atos da Prefeitura.

SARAU CULTURAL E ARTÍSTICO

Na programação da Feira do Livro acontece nesta terça-feira, dia 12, o Sarau Cultural e Artístico com o tema: Cultura da Paz, no Salão de Atos da Prefeitura, com inúmeras apresentações artísticas. Toda a comunidade está convidada para participar.

As atrações artísticas do Sarau são: Leiturildo e Leiturilda – declamação; Banda da AABB Comunidade; Leonardo Kunert; Coral Municipal – músicas; Janaína Liska – dança; Murilo Dassi – gaita; e Orquestra Sinfônica Getuliense – músicas.

A promoção da XX Feira do Livro de Getúlio Vargas é do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e este ano tem como comissão organizadora os representantes: do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Departamento Cultural – Prof. David Anderson Zanoni; Biblioteca Pública Municipal – Isabel Cristina Pauli; Setor Pedagógico da SMECD – Prof. Mariele Z. Bressan; Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Prof.ª Sandra Betiatto; Escola de Educação Básica Ideau – Prof. Ivonei Grolli, e Escolas da Rede Estadual de Ensino – Prof. Márcia Beladelli.

PROGRAMAÇÃO

12 DE ABRIL DE 2022

9h – Espetáculo “Eu, Pessoa e os outros eus”, encenado e dirigido pelo ator Jairo Klein de POA

Local: Auditório da UNIDEAU

14h – Oficina de contação de histórias

Autor homenageado: Monteiro Lobato

Contadoras: Graduandas da Pedagogia da UNIDEAU

Local: Salão de Atos da Prefeitura Municipal

Autor homenageado: Rubem Alves

Contadora: Sueli Oliveira (AABB Comunidade)

Local: Galpão do Acampamento Farroupilha

19h – Sarau Cultural e Artístico

Tema: Cultura da Paz

Local: Salão de Atos da Prefeitura Municipal

13 DE ABRIL DE 2022

9h – Mesa-redonda: Que guerra é esta? História e cultura em debate

Debatedores: Prof. Dr. David Anderson Zanoni (SMECD PMGV/UPF)

Prof. Me. Gean Zimmermann (Unideau)

Médico Pedro Zambrzycki

Local: Salão de Atos da Prefeitura Municipal

13h – Dia L da Leitura

Mediadores: Mascotes da Feira: Leiturildo e Leiturilda e Prof. Édino Farias

Autora homenageada: Lisolete Farias Stawinski

Local: Rádio Abaúna FM

14h – Peça teatral com “Os Peraltas”

Local: Ginásio Municipal Ataliba José Flores

 

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS